BOMBA!
Atenção: Decisão do INSS confirmada nesta segunda-feira (14) cai como bomba e aposentados precisam saber
14/08/2023 às 17h18
O martelo está batido e decisão tomada sobre o INSS acaba de ser confirmada
Nesta segunda-feira (14), uma decisão confirmada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), caiu como uma verdadeira bomba para os aposentados e pensionistas. Acontece que foi anunciado uma nova medida, com aval do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), que por sua vez, deve prejudicar aposentados do órgão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, é possível que alguns beneficiários do órgão tenham o valor cortado. Vale destacar que, o corte pode acontecer até mesmo depois do prazo de 10 anos de concessão, segundo resolução 28 do CRPS.
A autorização recebida pelo INSS pode ser aplicada quando for descoberto irregularidades no recebimento do montante. Benefícios como aposentadoria por invalidez, auxílio-doença e BPC já eram passíveis de cancelamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todavia, o corte do INSS ocorria independentemente do prazo de 10 anos pelo fato de serem concedidos para pessoas com algum tipo de incapacidade e revisados de forma periódica. Mas, a regra gerava dúvidas, e a resolução 28 foi redigida para definir com mais clareza a situação.
Agora, a resolução deve tornar OFICIAL uma jurisprudência que já é aplicada nos outros benefícios que dependem de perícia para provar a incapacidade do beneficiário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a medida também busca aumentar a fiscalização e identificação de fraudes e irregularidades em qualquer tipo de benefício e está em vigor desde o dia (01) de agosto.
Como ocorre a revisão do INSS?
Apto a cancelar o benefício após um período sem revisão por parte dos beneficiários, chega a ser possível que você tenha o valor cortado caso seja uma dessas pessoas.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Prejuízo multimilionário e venda ao Pão de Açúcar: O fim decadente de rede de supermercados no Brasil
● Auxílio-doença e aposentadoria por invalidez do INSS são liberados automaticamente; veja como funciona
● Idosos acima dos 65 anos são convocados pelo INSS para receberem pagamentos a partir de R$ 1.412
Dentre os possíveis pagamentos cancelados estão o de:
- Aposentadoria por invalidez (ou aposentadoria por incapacidade permanente);
- Auxílio-doença, por incapacidade temporária;
- BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]