O Bolsa Família, um dos principais benefícios do Governo, pode ser suspenso para algumas famílias e você precisa saber
Uma notícia importante sobre o Bolsa Família deixou muitas pessoas em choque. Vamos lá: o martelo foi batido e em setembro vai rolar uma parada séria. Alguns beneficiários podem ficar sem o dinheiro do Bolsa Família e aí a situação fica feia, né?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ATENÇÃO
As recentes medidas anunciadas pelo Governo Federal têm gerado preocupações entre os brasileiros, especialmente em relação aos benefícios sociais, como o Bolsa Família.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) confirmou que realizará uma nova verificação do Cadastro Único (CadÚnico) em setembro, com o objetivo de identificar e corrigir possíveis inconsistências ou desatualizações nos dados das famílias cadastradas. Essa ação pode resultar na suspensão temporária dos benefícios sociais, como o Bolsa Família.
Isso significa que milhares de beneficiários podem ter seus benefícios suspensos em setembro, principalmente se estiverem descumprindo as Regras Condicionais do programa social. Com a retomada das exigências, as famílias que não estiverem em conformidade com os critérios terão o repasse interrompido por até 60 dias, o que significa que não receberão as parcelas do benefício nesse período.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como evitar a suspensão do Bolsa Família?
Para evitar a suspensão do Bolsa Família, é fundamental conhecer e cumprir as Regras Condicionais do programa. Estas regras incluem:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Garantir que crianças de 4 a 5 anos mantenham uma frequência escolar de pelo menos 60%.
- Assegurar que crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos mantenham uma frequência escolar mínima de 75%.
- Acompanhar o desenvolvimento nutricional (peso e altura) de crianças com até seis anos de idade.
- Manter atualizada a carteira de vacinação de todos os membros da família.
- Realizar o acompanhamento pré-natal para gestantes.
No entanto, as famílias que tiverem seus benefícios suspensos têm a possibilidade de reverter essa situação. Para fazer isso, devem comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e realizar a averiguação cadastral. O Responsável Familiar deve levar seus documentos pessoais e dos demais membros da família, além de responder a uma entrevista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É crucial observar o prazo estabelecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social para realizar essa averiguação, que é de 60 dias após o bloqueio do benefício. As informações são do Pronatec.