Atenção: Mudança na lei do CPF é confirmada e afetará brasileiros
Todos os brasileiros possuem documentos que são indispensáveis e obrigatórios. Um deles é o CPF, que acabou de ter uma mudança anunciada em sua lei, que entrará em vigor em janeiro de 2024 e afetará a todos.
O Cadastro de Pessoa Física vai se tornar o único número de identificação para todas as suas relações com o Estado, o que irá afetar de maneira direta os brasileiros que estão no exterior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O objetivo é facilitar os processos, para que as pessoas não precisem decorar dezenas de números diferentes, mas com essa nova legislação, os órgãos públicos não vão mais poder pedir documentos adicionais para prestar qualquer tipo de serviço.
A partir de 2024, todos os principais documentos, como passaportes, certidões de nascimento devem conter o número do CPF, além da Carteira de Trabalho, Previdência Social, CNH e outros documentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por tanto, a orientação para todos os brasileiros que estão morando fora do país, mesmo os que não pretendem retornar, emitam o número do CPF, caso não tenham, e verifiquem se não há nenhuma inadimplência em seu nome.
A solicitação pode ser feita de maneira virtual, acessando a página da Receita Federal, preenchendo o formulário de acordo com o serviço desejado, enviar, imprimir o formulário e por fim o entregar representação diplomática brasileira em até 15 dias.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Anatel está ciente: O fim de serviço vital confirmado pela TIM que atinge 60M de clientes em 2025
● Descanse em paz, poupança: Substituto liberado pelo Banco Central traz novo nº1 para jorrar dinheiro em 2025
● Desconto de mais de 50%: Novo benefício da Uber melhor que o fim da tarifa dinâmica aniquila a 99 em SP
Como consultar se está com o nome sujo no Serasa?
Para saber se está com seu nome sujo no Serasa, por conta de dívidas não pagas, basta entrar no aplicativo da instituição e ir em ‘Consultar CPF Grátis’, colocar o número do documento e já vai aparecer caso tenha alguma inadimplência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE