Uma ótima notícia chega aos trabalhadores brasileiros com a aprovação da revisão da caixa que pode liberar o FGTS retroativo
Conforme apurado pelo TV FOCO, a partir de informações do ‘FDR’, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a revisão da Caixa para poder liberar valores retroativos do FGTS.
Essa revisão visa beneficiar trabalhadores que tiveram depósitos entre 1999 e 2013. Dessa forma, com o objetivo de corrigir o saldo do fundo, utilizando o IPCA como índice de correção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa revisão do FGTS retroativo visa reparar as perdas acumuladas ao longo dos anos por causa do uso da Taxa Referencial (TR), que acabou ficando muito abaixo da inflação.
Resumo
- O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou uma revisão do FGTS retroativo;
- A revisão vai para os trabalhadores que tiveram depósitos entre 1999 e 2013;
- Com a correção, espera-se que o poder de compra dos valores depositados acabe sendo restaurado;
- Essa decisão impacta diretamente milhões de trabalhadores;
- Dessa forma, sendo de grande importância para os CLTs;
- A seguir, veja mais detalhes.
FGTS
O FGTS trata-se de uma poupança obrigatória feita pelo empregador para o funcionário. Mensalmente são depositados valores para o CLT podendo ser sacados em casos de demissão sem justa causa.
A correção do FGTS retroativo, feita pela TR, é muito criticada devido ao fato de não acompanhar a inflação. Por isso, a revisão aprovada pelo SFT trata-se de um movimento muito importante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caso o IPCA substitua a TR, os trabalhadores poderão recuperar parte das perdas acumuladas no FGTS entre os anos de 1999 e 2013.
No entanto, vale destacar que, essa correção não é automática. Quem tiver interesse deve buscar ações judiciais para pleitear o reajuste e garantir a atualização do saldo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Agora é oficial: Saque do FGTS liberado já no início de 2025 pela Caixa chega para salvar milhões de CLTs
● Liberação de R$142B e saque disponível a CLTs: 2 viradas do FGTS são confirmadas para 2025
● Fim do saque-aniversário do FGTS, aumento do seguro-desemprego e do PIS/PASEP: 3 viradas dos CLTs em 2025
Considerações finais
Em suma, o STF aprovou uma revisão que visa trazer correções ao FGTS. A decisão estabelece que o saldo receba uma correção anual pelo IPCA, índice oficial que reflete a inflação brasileira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, os trabalhadores poderão resgatar a diferença entre o que foi acumulado pela TR e o que deveria ter sido acumulado no FGTS caso o IPCA fosse aplicado no período de 1999 a 2013.
Destacando que, nós do TV FOCO estamos sempre trazendo novas atualizações.
Como consultar o saldo do FGTS?
Para consultar o saldo do FGTS basta acessar o aplicativo do benefício e consultar os valores liberados e estão disponíveis para o saque.
Veja também mais uma matéria sobre os trabalhadores brasileiros CLICANDO AQUI.