Nubank emitiu um alerta importantíssimo aos correntistas e você precisa saber
Indiscutivelmente, o Nubank é uma das maiores instituições financeiras do Brasil. O serviço digital, 24 horas disponíveis aos clientes para transações, acaba facilitando a vida de muita gente que não gosta de se deslocar a agências físicas e pegar filas extensas para resolver seus problemas.
Mas, além da preocupação com a excelência do serviço, o banco também se importa com a satisfação do cliente, buscando sempre alternativas para promover cada vez mais o bem-estar dos usuários. Pensando nisso e na segurança, a fintech emitiu um comunicado importantíssimo aos correntistas.
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Nesta quarta-feira (14), os clientes do Nubank receberam um alerta do golpe da falsa central de atendimento que vem causando o desespero de muita gente. Assim, a instituição tratou de expor a situação e detalhar como tudo acontece.
Como funciona o golpe da falsa central de atendimento?
Tudo acontece após um suposto funcionário da central de atendimento ligar para o cliente da Nubank. Normalmente, a pessoa informa que houve algum problema com a sua conta, embora o método possa variar.
Para ganhar a confiança da vítima, os criminosos usam artifícios como nome, data de nascimento ou dados sobre alguma transação feita. Assim, logo no início da ligação, ao confirmarem alguns desses dados, a vítima acredita estar realmente falando com um representante da instituição.
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Basicamente, o golpista usa artifícios para fazer com que os clientes do Nubank confiem nele. Com a vítima acreditando que sua segurança está em risco, o golpista pode ir por alguns caminhos diferentes, pedindo que à pessoa instale um programa ou aplicativo para “proteger sua conta; pedir informações sensíveis, como número do cartão ou senha; indicar que ela faça alguma operação na conta e muitos outros métodos.
Com o senso de urgência somado à cordialidade e ao uso de termos técnicos pelo suposto atendente, a vítima é induzida a fornecer dados sensíveis, efetuar alguma operação financeira ou instalar um vírus ou outro programa que dê ao criminoso ao celular.
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O que fazer?
- Nunca informe senhas, dados pessoais ou códigos;
- Jamais realize transferências para confirmar qualquer transação;
- Desconfie de pedidos ou instruções feitos com urgência;
- Nunca clique em links ou baixe apps fora das lojas oficiais.
- Encerre a ligação sempre que desconfiar de algo. Espere 10 minutos e, então, entre em contato com o seu banco pelo número oficial.