SUPER DICA!
ATENÇÃO: Nunca faça isso no seu carro ou terá que lidar com sérias consequências
16/04/2023 às 17h19
Ter um carro hoje em dia é super caro pois além dos altos valores e gasolina caras, algumas pessoas fazem isso, que é muito prejudicial
Para quem está aprendendo como dirigir um com câmbio automático, uma dica importante é: sempre mantenha na posição Drive, quando parar no semáforo. O neutro serve, basicamente, para pequenos deslocamentos emergenciais — como empurrar o carro para fora da via em uma pane seca.
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Ficar mudando o seletor de marcha a cada parada pode danificar a transmissão, pois a tendência é que o motorista selecione Drive e acelere imediatamente assim que o semáforo abrir. Isso faz com que o câmbio do carro receba um “tranco” do motor acelerado, o que pode desgastar diferentes componentes do conjunto.
mudar o câmbio para “Neutro” em movimento é prejudicial?
Não se deve dirigir em Neutro, pois isso pode provocar acidentes, com risco de morte, e desgasta prematuramente os freios.
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Em geral, as transmissões automáticas trazem, em conjunto com o motor, uma lógica própria para economizar combustível em situações de declive.
Quem explica é Cristiane Grecco, gerente de pesquisa e desenvolvimento da ZF. Segundo ela, o sistema reconhece o declive e, com o acelerador em modo de repouso, mantém o conversor fechado através da embreagem lock-up, conservando o motor conectado mecanicamente.
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Com isso, o motor entra em cut-off, ou seja, não há injeção de combustível. “Colocar a transmissão em Neutro também pode gerar danos de componentes (rolamentos e engrenagens) por falta ou redução de lubrificação, isto é, haverá redução da vida útil da transmissão”, afirma.
É fato também que colocando a alavanca na posição N, o fluido hidráulico deixa de circular na caixa de transmissão. Isso acontece porque como a bomba hidráulica de fluido da caixa de câmbio trabalha em conjunto com o motor, no modo Neutro, ela conta com uma rotação muito baixa. Assim, trabalhando nessas circunstâncias, não é ideal para a correta lubrificação dos componentes internos e a prática constante pode fazer com que a durabilidade da vida útil do componente seja abreviada.
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Portanto, o que se deve fazer é sempre de colocar na posição N somente quando o carro estiver completamente parado.
Autor(a):
Wellington Silva
Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu