Brasileiros que possuem carteira assinada e se adequam às regras do Governo, poderão receber o PIS/Pasep de 2023
Uma notícia interessante para quem é trabalhador pode dar um ânimo nesses primeiros dias de maio. Quem trabalhou durante 12 meses em 2021 terá direito ao quarto lote do PIS/Pasep, caso se encaixe dentro das regras do Governo.
Quem trabalha de carteira assinada para uma empresa privada têm direito ao PIS, que é pago pela Caixa Econômica Federal; já quem é servidor público recebe o Pasep, e o pagamento acontece através do Banco do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ordem de pagamentos do primeiro benefício acontece de acordo com o mês de nascimento do trabalhador; já o segundo leva em conta o dígito final da inscrição.
Tendo o ano-base 2021, é necessário também ter recebido até dois salários mínimos no ano e realizado atividade remunerada por pelo menos 30 dias. Além disso, é necessário estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos e os dados da pessoa devem constar na RAIS e eSocial, de acordo com dados oferecidos pela própria empresa.
MAIS INFORMAÇÕES
Para eliminar dúvidas sobre ter ou não direito a esse benefício do PIS, é necessário entrar diretamente no site do Governo Federal, ou no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, disponível para iOS e Android. Em relação ao Pasep, é preciso entrar em contato no número 4004 0001 ou 0800 729 0001.
O valor do abono do PIS/Pasep é de até um salário mínimo, que após aumento autorizado pelo presidente Lula, chegou ao valor de R$ 1320.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUEM É MEI TEM DIREITO AO PIS?
Quem é MEI (Microempreendedor Individual) não tem direito ao PIS. Esse benefício está restrito a quem tem carteira assinada, ou seja, os que trabalham seguindo a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), administrada pela Caixa Econômica Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE