O SERASA emitiu um comunicado importantíssimo aos público
Empresa privada e que se consolidou como uma referência em análises e informações para decisões de crédito, o Serasa fez um comunicado IMPORTANTE envolvendo decisão do Banco Central. O anúncio faz referência a um direito que nem todo mundo conhece, o de pedir o estorno de tarifa bancária não utilizada.
Vale lembra que, a orientação já é antiga, de 2010, e consta expressamente na Resolução 3.919 do Banco Central do Brasil (Bacen).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante levar em consideração que, as tarifas bancárias tratam-se de taxas cobradas pelos bancos em troca de serviços da conta corrente que a pessoa é titular. Isso acaba envolvendo uma série de saques, transferências e emissão de extratos mensais, por exemplo.
Mas, como nem todos necessitam de serviços tão completos, o Banco Central determina que as instituições ofertem pacotes mais simples e limitados aos clientes, sem que os mesmos precisem de pagar por isso. O plano básico e gratuito engloba, por mês os seguintes pontos:
O que é o estorno de tarifa bancária?
- Quatro saques; duas transferências entre contas na própria instituição;
- Dois extratos com a movimentação dos últimos 30 dias;
- Consultas ilimitadas em aplicativos e internet banking;
- Compensação ilimitada de cheques;
- Dez folhas de cheque;
- Prestação ilimitada de qualquer serviço por meios eletrônicos.
Os usuários que priorizam a transferência por Pix, realizam poucos saques e não solicitam extratos na agência, integram o público ideal do pacote básico e gratuito. Por sua vez, quem necessita realizar mais transações, pode pagar pelo serviço avulso ou, contratar o pacote pago e mais completo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE