URGENTE
Quais são os 3 golpes mais comuns que roubam os Idosos 60+: Um deles envolve nome da Caixa e INSS
24/09/2024 às 15h20
Todos precisam saber quais são os três golpes mais comuns que tem como público alvo os idosos 60+
A saber, os golpes estão espalhadas por aí e atingem cada vez mais gente e de forma sempre muito sofisticada. Os idosos, inclusive, são alvo de muitas quadrilhas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, um dos principais públicos alvos dos golpes são contra pessoas idosas. Ainda mais que elas agora têm acesso a tecnologias que facilitam a aplicação desses golpes, já que a maior parte ocorre dentro da tela do celular, por meio de uma ligação ou de um aplicativo.
Dito isso, vocês sabem quais são os 3 golpes mais comuns que roubam os Idosos 60+? De forma chocante, um deles envolve nome da Caixa e INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Idosos atingidos por golpistas
Recentemente o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH) lançou uma cartilha com detalhes sobre como identificar e enfrentar a violência patrimonial e financeira contra idosos. As informações são do portal G1.
Para quem não sabe, um golpe ocorre quando uma pessoa ou instituição se apropria indevidamente do dinheiro ou dos bens de um idoso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, são ações que podem causar danos, perdas, situações humilhantes ou vergonhosas, além de violar direitos humanos e de cidadania.
Golpe do consignado, empréstimo e cartão de crédito
A saber, de acordo com a fonte, esses golpes acabam ocorrendo quando bancos ou instituições financeiras ligam insistentemente oferecendo empréstimos e cartões de crédito consignados.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei do INSS em vigor em 2024 crava aposentadoria na casa dos 55 anos em apenas 10 passos hoje (26)
● Alerta do Governo: 14º salário do INSS tem decisão final sobre liberação cravada em comunicado no fim de 2024
● Aposentados em êxtase: INSS confirma 1º presentão de 2025 a idosos 60+ em JANEIRO e FEVEREIRO
Segundo o MDH, o golpe pode ocorrer de duas formas diferentes:
- telessaque ou saque pelo telefone sem autorização; e
- telessaque ou saque pelo telefone sem que a pessoa que contrata tenha compreensão das regras da operação ou seja induzido ao erro.
Falso sequestro
Outro golpe que tem sido bastante comum, é o golpe do falso sequestro. Assim, os golpistas ligam aleatoriamente para o celular ou telefone e, quando a vítima atende, ela escuta pedidos de ajuda, gritos desesperados e choro, e essa pessoa se passa por alguém de sua família que foi sequestrada.
Caixa e INSS
Em janeiro deste ano de 2024, a Caixa e INSS tiveram que indenizar uma aposentada vítima de fraude no recebimento de benefício previdenciário. Ou seja, mais um golpe.
De acordo com o portal da Justiça Federal, conforme o processo, desde 2014, a mulher sofria descontos na aposentadoria relativos a um empréstimo consignado efetuado por meio de fraude.
Dessa forma, ela acionou o Judiciário, solicitando a anulação do contrato, devolução em dobro dos valores e pagamento de danos morais. Sentença da 1ª Vara Federal de Barueri/SP declarou a nulidade do empréstimo e determinou à Caixa restituir a quantia descontada indevidamente.
Além disso, a instituição bancária e o INSS foram responsabilizados em pagar o valor de R$ 5 mil por danos morais.
Outros golpes
Também podemos citar o golpe da troca de cartão, quando o golpista aguarda próximo às agências bancárias e, assim que a vítima sai de lá, ele a aborda e diz que seu cartão apresentou um erro ou que a transação financeira não pode ser realizada por algum erro.
Outro golpe bastante comum, segundo a cartilha, se trata do golpe do WhatsApp clonado. Neste caso, o golpista finge ser funcionário de uma empresa com a qual a vítima contratou algum serviço e pede que confirme seus dados pessoais para atualizar o cadastro ou ganhar descontos na prestação dos serviços.
Como os idosos podem se proteger de golpes?
É importante destacar que, antes de fornecer qualquer informação pessoal ou financeira, verifique se a comunicação é legítima. Solicite detalhes sobre a compra em questão, como a data, o valor e o estabelecimento onde a compra foi supostamente realizada.
Considerações finais
Em suma, como podemos ver, o que mais existe atualmente são os mais diversos tipos de golpes que estão mirando principalmente os idosos.
Dessa forma, de maneira geral, criar senhas fortes e únicas para suas contas online é uma defesa fundamental contra golpes financeiros.
Além disso, certifique-se de que suas senhas contenham uma combinação de letras secretas e minúsculas, números e caracteres especiais. Evite usar informações pessoais óbvias, como dados de nascimento ou nomes de familiares.
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: