A rede gigantesca teve o triste fim decretado pela Justiça
A briga por espaço entre as grandes empresas de supermercados tem ficado cada vez mais disputada. O fato é que companhias gigantes tem chegado com força e se feito presente no dia a dia da população, como é o caso de redes como Carrefour, Assaí, Atacadão, Grupo Mateus e muitas outras.
É válido lembrar que, diante a concorrência acirradíssima, nem todas as companhias conseguem garantir o sucesso desejado. Aliás, uma delas viveu um fim devastador ao ter as atividades paralisadas, bloqueio de contas e falência decretada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da rede SuperMaia em Planaltina. Segundo informações do ‘Correio Braziliense’ de 2020, a decadência da empresa se deu pela Vara de Falências, Recuperações Judiciais, Insolvência Civil e Litígios Empresariais do DF.
A situação do supermercado estava um tanto turbulenta desde 2015, época que a mesma vivia um processo de recuperação judicial. Diante disso, ela não suportou o plano aprovado pela assembleia de credores, se afogando em uma grave crise financeira e tendo o desfecho decretado.
Segundo a mesma fonte, o Juiz responsável pelo caso observou requisitos que permitiam a declaração de falência. Assim, o martelo foi batido de uma vez por todas e a unidade da rede fechou às portas.
Com a ação, a Justiça determinou em “desfavor do estabelecimento comercial, tal como a suspensão das eventuais ações ou execuções contra a falida; bloqueio das quantias eventualmente existentes em contas cadastradas em seu nome; bloqueio da transferência de veículos automotores; pesquisa de bens pelos sistemas; e outras”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus ao Atacadão e falência decretada: Fim de 3 doces n°1 da infância dos brasileiros deixa país sem chão
● Calote de mais de R$ 8M e falência decretada: O adeus de rede de supermercado, rival do Assaí
● Falência após 100 anos, adeus ao Atacadão e vendida à rival: Fim de fabrica n°1 de macarrão desola país
ESCÂNDALO
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em meio ao caos, o dono da SuperMaia foi condenado a 9 anos e 7 meses de prisão em regime fechado por fraude no ICMS. A juíza entendeu que o supermercado cobrava imposto do cliente, mas não o repassava ao governo.
José Fagundes Maia Neto, foi condenado pela 5ª Vara Criminal de Brasília por apropriação indébita de tributos e lavagem de dinheiro. Ele pôde recorrer em liberdade.
O que é a falência?
Falência nada mais é que o procedimento onde se declara a insolvência empresarial e se dá solução à mesma, liquidando o patrimônio do ativo e saldando, nos limites da força deste, o patrimônio passivo do falido.