O ator morreu por complicações da doença no início dos anos 90
Um dos clássicos da TV Cultura, o Castelo Rá-Tim-Bum marcou várias gerações. Há 30 anos, foi ao ar o primeiro episódio, mas, até hoje, o público se lembra das histórias mirabolantes da trama.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cássio Scapin, Luciano Amaral, Cinthya Rachel, Freddy Allan e Wagner Bello, que deu vida ao Etevaldo, fizeram parte do elenco principal. O ator, na época com 29 anos, lutava contra a Aids e não resistiu.
Para não deixar um buraco na história do Castelo Rá-Tim-Bum, o personagem foi substituído por Etecetera, revelada como irmã de Etevaldo, interpretada por Siomara Schoröder, que foi amiga pessoal de Bello.
“Acho que ele chegou a gravar o programa doente. Os testes demoravam muito, então, não sei se ele não sabia ou imaginava. Eu vi um amigo definhar e morrer, o HIV era devastador”, contou Siomara à revista Quem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a atriz, a produção precisou esconder o motivo do fim do personagem, por se tratar de um público infantil. “Tentaram esconder a notícia, não sei se por conta do tabu que era a Aids, a homossexualidade ou para não desiludir as crianças”, revelou.
Em um dos episódios, os personagens leram uma carta de despedida de Etevaldo, que nunca mais havia aparecido. Foi tudo muito sucinto, mas comovente para quem assistiu. “Eu não posso ir ao castelo porque estou aqui, entre as estrelas, brincando”, disseram.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando acabou o Castelo Rá-Tim-Bum?
O episódio final da trama infantil foi ao ar no dia 24 de dezembro de 1997. Desde então, a TV Cultura vem exibindo reprises, além dos especiais comemorativos com o elenco.