Faltavam poucos capítulos para o fim de “Sol de Verão”, da Globo, quando o protagonista Jardel Filho faleceu, vítima de um ataque cardíaco
Uma tragédia aconteceu em 1982 envolvendo a novela “Sol de Verão”, de Manoel Carlos, na Globo. Jardel Filho, que interpretava o protagonista da trama, morreu faltando 17 capítulos para a produção chegar ao fim. Por causa disso, o Brasil entrou em estado de comoção e a emissora precisou tomar sérias decisões para concluir a história.
O ator vivia o personagem Heitor e trabalhava ao lado de nomes como Débora Bloch, Tony Ramos, Irene Ravache, entre outros. Em 19 de fevereiro de 1983, o famoso teve um ataque cardíaco e morreu, aos 55 anos, em casa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No mesmo dia, o “Jornal Nacional” fez uma reportagem relembrando a história de Jardel Filho e destacando que o protagonista de uma novela que estava no ar não poderia encerrar a trama. Maneco, que era muito amigo do ator, não conseguiu terminar de escrever a história, de tão abalado que ficou.
AUTOR FICOU AABALADO
Na época, a Globo fez uma pesquisa com o público, que afirmou querer saber o final de “Sol de Verão”. Por causa disso, Lauro César Muniz e Guarnieri assumiu o posto de escritor da trama nos últimos capítulos, sob pedido do próprio Manoel Carlos. Apesar de estar no elenco, o famoso também era experiente dramaturgo.
Com a morte do ator principal, a audiência explodiu na tela da emissora. Os últimos capítulos, entretanto, chegavam atrasados e a edição acontecia pouco tempo antes da novela ir ao ar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
OUTRAS TRAGÉDIAS
Outros casos semelhantes aconteceram em novelas. Sérgio Cardoso estrelava “O Primeiro Amor” como o protagonista. O artista morreu de um ataque cardíaco 28 capítulos da final da trama. Leonardo Villar, amigo do ator, assumiu o papel para concluir a história.
Em 2016, Domingos Montagner morreu após mergulhar no Rio São Francisco, em Sergipe, nos bastidores da novela “Velho Chico”. Ele era o protagonista e a direção optou por utilizar a câmera subjetiva para encerrar sua história no folhetim das 21h.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE