Estrela de História de Amor, da Globo, vence câncer e morre após 1 mês por cirurgia delicada

27/02/2025 às 15h35

Por: Sandra Cotrim
Imagem PreCarregada
Atriz de Histórias de Amor, da Globo, vence câncer, mas morre (Foto: Reprodução/Memória Globo)

Estrela amada de História de Amor, da Globo, tem fim escancarado e morre um mês após vencer o câncer

A telenovela História de Amor, que fez grande sucesso em 1995, está de volta à Globo. O antigo elenco, que conquistou o público na época, hoje está bem diferente. Uma estrela, em particular, chamou a atenção pois morreu um mês após vencer a luta contra o câncer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora nem todo mundo saiba, Ilva Niño, que está no ar como Chica na reprise de História de Amor, venceu um câncer no intestino em 2016. No entanto, para a surpresa de muitos brasileiros, ela morreu um mês após cirurgia cardíaca em 2024.

Nascida em 15 de novembro de 1933, na cidade de Floresta, Pernambuco, ela foi diagnosticada em 2014, com um câncer no intestino. Sendo assim, após um período afastada da TV, a estrela da Globo passou por um tratamento bem-sucedido e foi capaz de se recuperar em 2016.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entretanto, em 2024, enfrentou novos desafios. Internada desde maio para uma cirurgia cardíaca, ela teve que enfrentar complicações que resultaram em falência múltipla dos órgãos. Por isso, a estrela de História de Amor faleceu em 12 de junho de 2024, aos 89 anos.

A famosa atriz era viúva de Luiz Mendonça, com quem foi casada por quase quarenta anos. Como casal, construíram a escola de teatro Niño de Artes Luiz Mendonça, no Rio de Janeiro, e tiveram um filho Luiz Carlos Niño, falecido em 2005, aos 40 anos. Além de uma excelente atriz, Ilva Ninõ também foi professora de teatro na Fiocruz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem foi Ilva Ninõ?

Cheia de amor pelas artes desde jovem, a atriz iniciou sua trajetória no teatro, estudando com grandes nomes, como Ariano Suassuna (1927-2014). Na década de 1960, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde consolidou sua carreira teatral ao integrar elencos de montagens icônicas.

Além disso, sua estreia na televisão aconteceu em 1971, na novela Bandeira 2, e a partir daí, tornou-se uma presença constante nas produções da Globo. Nos anos seguintes, se firmou como uma das principais coadjuvantes da TV, com papéis memoráveis em novelas de sucesso.

Ao longo de mais de cinco décadas de carreira, Ilva brilhou em dezenas de produções. Além de interpretar Mina em Roque Santeiro, também deu vida a Dona Bil em Senhora do Destino, Valderice em Porto dos Milagres, e Maria Epifânia em Cheias de Charme.

  • Estrela de História de Amor;
  • Ilva Niño vence o câncer e morre 1 mês depois;
  • História de Ilva Niño.

Conclusão

Ilva Niño, após vencer o câncer no intestino em 2016, faleceu em 2024, um mês após enfrentar complicações de uma cirurgia cardíaca. Com uma carreira brilhante na TV e no teatro, ela conquistou o público com papéis inesquecíveis, como em História de Amor e Roque Santeiro. Sua trajetória, marcada por talento e dedicação, será lembrada por todos que admiraram seu trabalho.

Astro de História de Amor usa drogas e despreza novelas em 2025

Globo
História do Amor

Autor(a):

Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.