Atualização sobre o 14° salário do INSS
Quem é aposentado ou pensionista do INSS aguarda com ansiedade as notícias relacionadas ao 14° salário. Para quem não sabe, trata-se de Projeto de Lei apresentado pelo deputado Pompeo de Mattos – PDT/RS, no ano de 2020. A ideia foi originada durante a pandemia da Covid-19.
O Projeto de Lei prevê um salário extra aos aposentados e pensionistas do INSS. A ideia foi criada, na época, para promover um atendimento as pessoas que receberam o décimo terceiro salário de forma antecipada naquele ano e também por se tratar de uma categoria que não teve nenhum outro suporte financeiro do Governo Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do Jornal JF, o PL segue em tramitação. Inclusive, durante o período de eleições em 2022, esse projeto pelo 14° salário do INSS foi muito discutido entre opositores para ganhar votos, mas, nada mudou desde então e segue sendo uma esperança para os aposentados.
O que se sabe até o momento é que esse projeto continua em tramitação e segue na Câmara dos Deputados. No entanto, se aprovado, seguirá para o Senado. Em caso de aprovação, para a sanção da Presidência da República. Por enquanto, nada a respeito do assunto foi definido.
Por essa razão, e pela falta de previsão no Orçamento, não há nenhuma comprovação de que o projeto será aprovado em 2023. Aliás, muitos aposentados e pensionistas do INSS já estão perdendo as esperanças em relação a aprovação do 14° salário do INSS. Ainda segundo o Jornal JF, os bancos estão se aproveitando dessa situação.
O que os bancos estão fazendo?
Os bancos encontraram uma oportunidade para tentar ajudar os aposentados a ter acesso a esses valores do 14 salário do INSS. Eles chamam isso de uma suposta antecipação, mas tudo, na verdade, se trata de um empréstimo como qualquer outro. Não se pode falar em antecipação, visto que o 14° salário não está garantido.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE