“Travessia” é uma novela das 21h escrita por Gloria Perez. Tem direção de Walter Carvalho, Mariana Richard, Caio Campos, Isabella Gabaglia, Philippe Barcinski e Caetano Caruso, direção geral de André Barros e direção artística de Mauro Mendonça Filho.
A novela conta a história de Ari (Chay Suede) e Brisa (Lucy Alves), que se conhecem na infância e se apaixonam, no interior do Maranhão. Os dois crescem e têm um filho juntos, mas acabam lidando com a ida do rapaz, agora arquiteto, para o Rio de Janeiro, onde investigará a construtora de Guerra (Humberto Martins).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa planeja destruir vários casarões históricos no Maranhão, o que é visto com muita indignação pelos moradores. Ari seduz a filha adotiva de Guerra, Chiara (Jade Picon), para entender melhor a dinâmica da construtora, mas acaba se envolvendo de verdade com a jovem.
Brisa tenta reencontrar o marido no Rio de Janeiro, mas acaba se tornando alvo de uma fake news, após ter seu rosto inserido digitalmente no corpo de uma prostituta por Rudá (Guilherme Cabral). Em vez de encontrar o marido, a jovem precisa provar com a ajuda de seu novo pretendente, Oto (Romulo Estrela), e a delegada Helô (Giovanna Antonelli), que não é culpada.
A trama teve o objetivo de elevar ainda mais os índices de audiência deixados por “Pantanal”, após um período histórico com recordes negativos em pleno horário nobre com “Um Lugar ao Sol”. Apesar da grande expectativa, a novela não conseguiu cativar o público em seus primeiros meses e ficou marcada por muita preocupação nos bastidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar da rejeição dos telespectadores, “Travessia” começou a reagir na audiência em meados de março, se aproximando dos 30 pontos de audiência aos poucos. Ainda assim, o folhetim continuou sendo o produto mais assistido da TV aberta durante o tempo em que está no ar.
Como foi a audiência da novela Travessia?
Ao longo do tempo em que “Travessia” está no ar sua audiência é motivo de discussões. A expectativa era que o folhetim de Glória Perez elevasse ainda mais os números deixados por Bruno Luperi com “Pantanal”. Sua estreia marcou 25,9 pontos de média e 27 de pico nos dados consolidados da Grande São Paulo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O problema é que os números começaram a cair consideravelmente ao longo dos meses, até registrar recordes negativos. No dia 31 de dezembro, registrou 14,5 pontos de audiência, sendo o menor da história da Globo na faixa das 21h. Até então, o pior registro era da novela “A Lei do Amor” com 15,3 pontos, em 2016.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afetada por vários fatores, como a Copa da Mundo e as festividades de fim de ano, “Travessia” chegou a empatar sua audiência com a novela das 18h “Mar do Sertão”, que atingiu 26 pontos contra 22,6 da faixa das 18h. O fato ocorreu em 24 de novembro, logo após uma disputa do Brasil na Copa.
Os números começaram a melhorar com a passagem do tempo e até o momento seu recorde aconteceu em 28 de março, com 28 pontos de média e 29,4 de pico. A expectativa é que os números fiquem estáveis e até ultrapassem os 30 pontos até o fim do folhetim, em maio.
Audiência de Travessia detalhada
“Travessia” registrou péssimos números para uma trama das 21h e chegou a virar alvo de reclamação da própria Glória Perez. De acordo com o Uol, a autora afirmou que a culpa da má repercussão da obra é da estreia de “Todas as Flores”, novela original Globoplay, escrita por João Emanuel Carneiro.
O folhetim, que não tem previsão de estreia na TV aberta, recebeu uma infinidade de elogios do público e de especialistas em televisão. Isso fez com que a escritora pedisse que não veiculassem mais propagandas para a novela nos intervalos de “Travessia”, que estava em seu pior momento.
A trama das 21h tem oscilado bastante em termos de audiência e chegou a ficar estagnada por mais de um mês em 22 pontos. Agora, em sua reta final, tem ficado muitos dias entre 26 e 28 pontos, o que é uma grande mudança para os 20 pontos que marcou em seus primeiros meses.
Primeiro mês
“Travessia” registrou a segunda pior média de audiência para uma nova das nove em seu primeiro mês. Foram 23,5 pontos de média na Grande São Paulo. A antecessora, “Pantanal”, já marcava 27 pontos de média em seu primeiro mês. A trama de Gloria Perez só perde para “Um Lugar ao Sol”, que registrou 22,5 pontos com seus primeiros capítulos.
Segundo mês
O segundo mês de “Travessia” foi completamente desastroso, registrando as piores médias historicamente da Globo na faixa nobre. Por causa da Copa do Mundo e dos debates entre candidatos nas eleições, o folhetim chegou a perder para “Mar do Sertão”, que era a novela das seis no horário.
Enquanto a faixa das 18h marcou 26 pontos no dia 24 de novembro, a novela das nove marcou 22,6 pontos horas depois. A chegada das festas de fim de ano também fizeram a trama perder cada vez mais público.
Terceiro mês
Na Véspera de Natal, em 24 de dezembro, “Travessia” registrou sua pior média de audiência na Grande São Paulo até então, com 15 pontos. No Réveillon, um novo recorde: a trama anotou 14,8 pontos, a pior de toda a faixa das 21h na Globo. O “BBB23”, em janeiro, também registrou recordes negativos por causa do mau desempenho do folhetim.
Demais meses
Conforme os meses foram passando, “Travessia” começou a apresentar uma boa melhora. A novela fechou o mês inteiro de fevereiro com 24,1 pontos no PNT (Painel Nacional de Televisão). Entre 27 de fevereiro e 4 de março, a novela cravou média de 25,5 pontos, a melhor desde sua estreia. A marca de 30 pontos, que é a sua meta no momento, porém, ainda não foi atingida.
Capítulos de Travessia com maior audiência
- O primeiro número expressivo de “Travessia” aconteceu no dia 18 de janeiro, quando marcou 25,3 pontos. No capítulo, Brisa pede a Oto que desista da confissão, por medo de perder a guarda do filho;
- Em fevereiro, Gloria Perez promoveu uma grande virada na trama e transformou Ari em um grande vilão, o que acabou fazendo com que os números subissem no ibope;
- No dia 2 de março, a novela marcou seu primeiro recorde, com 26,8 pontos de média e 28,2 de pico com Brisa humilhando Ari;
- No dia 6 de março, um novo ponto alto para a trama: foram 28 pontos de média. No capítulo, Cidália surta quando fica sabendo que Ari retirou a construtora da licitação dos casarões, já que é novo sócio da empresa;
- “Travessia” repetiu a marca de 28 pontos de média no ibope em 28 de março, sendo seu melhor registro até o momento e consolidando sua melhora;
Confira mais informações sobre audiência da TV e das principais novelas aqui no TV Foco.