CHOCANTE
ALERTA: Aumento de quase 50% da conta de luz é anunciado e aterroriza os brasileiros nesta segunda (18)
18/09/2023 às 10h28
Brasileiros devem ficar atentos ao um aumento de quase 50% na conta de luz nos próximos meses; entenda os motivos
Existem algumas regiões do Brasil que podem enfrentar um aumento considerável na conta de luz. As empresas responsáveis por controlar a energia em estados explicaram os motivos de haver essa alteração nos valores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) propôs aumentar em até 44% a conta de luz em uma região específica do Brasil, nos próximos meses.
VALOR MUITO ALTO
De acordo com a Folha de S. Paulo, caso a proposta seja aprovada, o Amapá passará a ter a energia mais cara do Brasil. A Aneel faz parte da Equatorial Energia, que também controla o setor no Rio Grande do Sul.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, o Pará é o estado com a energia mais cara. O estado também tem o serviço privatizado e agora é controlado pela mesma Equatorial. Ainda haverá uma audiência pública para decidir sobre o aumento nas contas.
POR QUE PODE HAVER AUMENTO NA CONTA DE LUZ?
A publicação explica que o maior peso no índice proposto do aumento se refere à compensação da redução de benefícios como fim dos créditos de PIS/Cofins e antecipação de recursos da privatização da Eletrobras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa quer, em resumo, ser financiada ou pelo Estado ou pela população, de forma a elevar seus ganhos. O segundo item com maior peso na proposta de reajuste é justamente a remuneração de investimentos feitos após a privatização.
Isso significa que o fim do crédito do PIS/Cofins junto à antecipação de recursos da privatização da Eletrobras fizeram com que a tarifa subisse 14,9%.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Bem antes de Haddad: Lei trabalhista entra em vigor com salário mínimo histórico de R$2099 à lista de CLTs
● Saque extra de R$706: Lei trabalhista crava presentão a CLTs em 2024
● Banco Central ciente: Nova moeda histórica está em vigor a milhares de brasileiros já em 2024
Além disso, existem os investimentos relativos à privatização, que causaram outro aumento de 13,6%. Por último, a crise hídrica sofrida pelo país em 2021 também fez com que esses preços aumentassem em 9,86.
Autor(a):
Paulo Damião
Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]