Pare tudo o que você estiver fazendo para saber detalhes sobre a lista de vitórias do Fundo de Garantia do Trabalhador
Antes de mais nada, é muito importante falar que, o FGTS, se trata, em suma, de um Fundo de Garantia do Tempo de Serviço que foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dito isso, com direito a nada mais, nada menos que um saque inédito, aumento vital anunciado por Tralli e mais 5 mudanças, vocês irão conferir agora a lista de vitórias do INSS que estão a caminho. Vamos lá?
Pois bem, sem mais delongas, vamos então direto ao assunto. As informações são do portal Catraca Livre.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vamos iniciar falando sobre um saque inédito, que, para quem não sabe, é mais um saque autorizado mesmo depois do trabalhador optar pelo saque-aniversário. É um projeto do ministro do trabalho, mas que ainda não foi oficializado.
Assim, as informações dão conta de que o saque-aniversário permite que os trabalhadores retirem anualmente parte de seus fundos, mediante adesão a essa modalidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, adicionalmente, existe a possibilidade de antecipar os saques para os anos seguintes por meio de instituições financeiras, as quais cobram taxas mínimas por essa operação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Governo, por sua vez, deixa claro que a intenção é proporcionar mais liberdade aos trabalhadores, mas é importante estar informado sobre todas as nuances do novo modelo proposto, que ainda aguarda a apreciação e decisão do Congresso Nacional.
E seguindo com as nossas informações, César Tralli anunciou no Jornal Hoje, da Globo, que o Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (CCFGTS) decidiu aumentar o subsídio para habitação popular do Minha Casa Minha Vida (MCMV).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que aconteceu com o FGTS?
Assim, as informações dão conta de que o principal objetivo da iniciativa é reduzir a taxa de juros para famílias de baixa renda e corrigir o valor dos imóveis que podem ser financiados com as regras do programa. A notícia foi dada no ano de 2023, mas segue valendo em 2024.
E por fim, mas não menos importante, também podemos citar o FGTS digital, um novo sistema que deve começar a funcionar a partir de 1º de março de 2024, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. A nova modalidade visa a simplificar o pagamento do benefício por empregadores, poupando o tempo das empresas.
Dito isso, uma soma 5 mudanças são esperadas por causa da digitalização do FGTS. Confira:
- Data de vencimento – será até o dia 20 do mês seguinte ao da competência do FGTS.
- Obrigações dos empregadores – os pagamentos feitos a partir de 1º de março deverão ser recolhidos pelo próprio FGTS Digital.
- Pix – será a única modalidade de recolhimento do fundo de garantia. Os boletos terão um QR Code (similar ao um código de barras, mas com leitura pelo celular) para pagamento pela modalidade de transação instantânea.
- eSocial – praticamente integralizado ao FGTS digital.
- Certificado de regularidade – terá impacto imediato caso o recolhimento dos valores seja de forma indevida. A irregularidade deixa o empregador passível de fiscalização do Ministério Público do Trabalho.