Autor de ‘Haja Coração’, próxima novela das sete da Globo que estreia no dia 31, substituindo ‘Totalmente Demais’, Daniel Ortiz conta o por que atualizar a história de ‘Sassaricando’, e quais serão as novidades que a nova trama das 19h vai trazer.
Formado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, Daniel Ortiz trabalhou na Anistia Internacional, em Londres; na ONU, na Dinamarca; e em projetos da Unesco, na África. Em 1997, fez curso de roteiro em Los Angeles, no American FilmInstitute. Nos anos seguintes, desenvolveu diversos projetos para a Televisão na America Latina. Em 2008, mudou-se para Dubai, onde escreveu ‘Between Love andPast’, primeira novela de longa duração produzida no Oriente Médio, exibida pela rede MBC em mais de 20 países árabes. Em 2009, entrou para a Globo, colaborando com Silvio de Abreu em “Passione” e “Guerra dos Sexos” . Em 2014, assinou a novela ‘Alto Astral’ e agora, com ‘Haja Coração’, comemora a oportunidade de escrever a releitura de ‘Sassaricando’, obra de Silvio de Abreu exibida em 1987, que o inspirou a ser autor de novelas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por que atualizar a trama de ‘Sassaricando’ em ‘Haja Coração’?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por duas razões. Eu sempre quis escrever uma novela sobre São Paulo que mostrasse esse mosaico de culturas que existe na cidade. Você tem bairros chiques do lado de comunidades, shoppings com grifes internacionais ao lado de comércios populares, tradição italiana, japonesa, árabe. Então, eu queria fazer alguma coisa vibrante nesse sentido. O Silvio de Abreu já fez muito isso no passado e eu me lembrei de ‘Sassaricando’, que foi uma novela que me marcou muito. Comecei a assistir novelas por causa do Silvio, com ‘Jogo da Vida’, mas a novela que eu vi e que, a partir dali, decidi que queria escrever, foi ‘Sassaricando’. Tenho uma conexão muito forte com essa obra. Tenho ela gravada em VHS até hoje. Pra mim, é um sonho poder reviver personagens como Tancinha, Apolo e Fedora, que ficaram na minha memória e foram tão importantes para a definição de toda a minha carreira.
Quais temas atuais e novidades marcarão a trama da novela?
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Deu ruim? Descubra porque o final alternativo de Haja Coração não foi exibido
● Irresponsabilidade? Final alternativo de Haja Coração gravado na pandemia corre o risco de não ser exibido; autor some e público se revolta
● Haja Coração Final: Tancinha bate o martelo e após chutar Beto ela fica com Apolo
A principal atualização em ‘Haja Coração’ é que agora o destaque está no casal Tancinha e Apolo. A trama de Aparício Varela continua, e com força, mas o protagonismo passa para o núcleo jovem. Além disso, vamos brincar com o vício pelas redes sociais, como isso afeta o dia a dia das pessoas. A personagem de Tatá Werneck, Fedora Abdala, é completamente fascinada por redes sociais e quer ser a mulher mais seguida do Brasil. Ela está sempre postando fotos e vídeos e compete com uma blogueira, Estelinha Salgado, que é a blogueira mais famosa e mais seguida do país. A Fedora vai fazer de tudo para desbancar a Estelinha. Outra atualização é a da personagem LeonoraLammar, agora interpretada pela Ellen Rocche. Leonora será uma ex-BBB eliminada na etapa da casa de vidro. Haverá ainda um cachorrinho na história, o Tito, que vai transitar no núcleo da vila, onde vivem as famílias de Tancinha e Apolo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acredita que parte dos comportamentos e conflitos do fim da década de 1980, quando Tancinha e Fedora foram criadas, permanecem atuais? Como trazê-los para 2016?
Por ser uma releitura de uma novela que foi feita há 30 anos, a mulher ganhou um poder e uma independência que talvez naquela época ela não tivesse tanto. Em ‘Sassaricando’, a personagem da Marisa Orth era uma dona de casa amargurada pelo desaparecimento do marido. Era feirante, mas vivia para os filhos. Em ‘Haja Coração’, não. A Francesca é pra cima. Ela vai se envolver com outro homem, não vai ficar só chorando pelo marido que desapareceu. As próprias amigas Rebeca, Penélope e Leonora são mais independentes. O papel da mulher mudou.
+ Morre famoso ator da Globo, aos 71 anos, vítima de parada cardíaca
+ Agatha Moreira, de A Dona do Pedaço, torce por maldades de Josiane: “Quero ser vilã até o final”