Relembre o trágico acidente com o avião da TAM em 2007
Na coluna ‘Fez História’ deste domingo (20), vamos relembrar o terrível acidente envolvendo um avião da TAM, no dia 17 de julho de 2007, onde todos os 187 passageiros, tripulantes e mais 12 pessoas que estavam em solo morreram.
Na época, o jornalismo da Globo estava fazendo uma cobertura especial dos ‘Jogos Pan-americanos’, que aconteciam no Rio de Janeiro, quando um ‘Plantão Urgente’ com William Bonner interrompeu a programação da emissora.
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“São 7:07 da noite e o hangar da TAM, no aeroporto de Congonhas, está pegando fogo. Você tem aí as primeiras imagens”, disse o jornalista que estava na bancada do ‘Jornal Nacional’, chamando o repórter Fernando Rocha, que sobrevoava o local.
“O acidente aconteceu no início da noite, e o avião teria atravessado a pista do aeroporto de Congonhas, atravessou a Avenida Washington Luís. Esse prédio da TAM fica fora do aeroporto, as chamas são muito altas e o trânsito está completamente congestionado”, informou o repórter.
Vale ressaltar que a emissora Globo foi a primeira na cobertura a trazer imagens ao vivo do acidente e informações em menos de 20 minutos do acontecido.
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JORNALISMO DA GLOBO REFERENTE AO ACIDENTE
As principais notícias do ‘Jornal Nacional’, que até então era comandado por William Bonner e Fátima Bernardes, seriam sobre os ‘Jogos Pan-americanos’, mas tudo virou de cabeça para baixo em questão de segundos.
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O telejornal acabou sendo praticamente todo ao vivo, com os repórteres Rodrigo Bocardi e Veruska Donato trazendo novas informações a todo tempo, além de Fernando Rocha que seguia sobrevoando o local do acidente.
Para quem não se lembra, no dia seguinte, dia 18 de julho de 2007, William Bonner apresentou o ‘Jornal Nacional’ do alto de um edifício localizado próximo do aeroporto de Congonhas e Fátima Bernardes ficou responsável por continuar dando informações de dentro dos estúdios Globo.
CAUSAS DO ACIDENTE AÉREO TAM 3054
O voo era um rota comercial doméstica, operada pela TAM Linhas Aéreas, utilizando um Airbus A320-233, partindo do aeroporto Internacional de Porto Alegre com destino ao Aeroporto de Congonhas.
De acordo com informações do relatório final do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), divulgado apenas dois anos depois, informa que os peritos não encontraram falhas nas engrenagens do avião e ainda aponta como principais causa do acidente o erro do piloto ao configurar irregularmente os manetes (aceleradores) e a falta de infraestrutura aeroportuária brasileira.
Vale ressaltar que no momento do pouso, a aeronave não conseguiu frear, ultrapassou os limites da pista, planou sobre a avenida Washington Luís e colidiu com o prédio da própria empresa e com um posto de gasolina da Shell.
Para quem não sabe, este foi o acidente aéreo com mais mortes na história da aviação brasileira e com certeza está marcado na memória de milhões de brasileiros.