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AVISO GERAL aos brasileiros que trabalharam de carteira assinada em 2021 acaba de ser confirmado

29/04/2023 às 13h30

Por: Ionara Santna
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Carteira de trabalho (Foto: Reprodução/Internet)

Confira agora esta confirmação para os brasileiros que trabalharam com carteira assinada em 2021

No Brasil, a carteira de trabalho assinada é um documento obrigatório para comprovar a relação de emprego formal entre trabalhador e empregador. O registro na carteira assegura direitos trabalhistas ao empregado, como salário mínimo, férias remuneradas, 13º salário, entre outros.

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O PIS (Programa de Integração Social) é um programa do governo brasileiro que tem como objetivo integrar o trabalhador ao desenvolvimento da empresa e garantir acesso a benefícios sociais. É um abono salarial pago anualmente aos trabalhadores que atendem aos requisitos, como ter carteira assinada e remuneração média de até dois salários mínimos no ano anterior.

Carteira de trabalho sendo assinada - Foto Reprodução Internet

Carteira de trabalho sendo assinada – Foto Reprodução Internet

Como saber se tenho direito ao PIS?

Para receber o PIS, o trabalhador deve estar cadastrado no programa por pelo menos cinco anos e ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano anterior. Além disso, é necessário receber até dois salários mínimos no período e estar com os dados corretamente informados no RAIS pela empresa.

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O pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal de acordo com um calendário baseado no mês de nascimento do trabalhador e é necessário ter uma conta corrente ou poupança na instituição para receber. O valor do PIS corresponde a um salário mínimo e o extrato pode ser consultado na Caixa.

Caixa Econômica Federal – Foto Reprodução Internet

Existem diversas formas de consultar o PIS. É possível acessar o site da Caixa, informar o NIS ou CPF e a senha cadastrada, ou ligar para o número 0800 726 0207. Também é possível comparecer a uma agência da Caixa. O aplicativo CAIXA Trabalhador também permite a consulta. Para consultar o NIS, é preciso acessar o site do CadÚnico, preencher os dados e clicar em Consultar NIS.

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Como fazer Carteira de Trabalho Digital?

Para acessar a Carteira de Trabalho Digital, é necessário baixar o aplicativo e criar uma conta no Gov.br. Em seguida, é preciso liberar o acesso aos dados pessoais, utilizando o CPF. O aplicativo irá criar a conta com os dados já cadastrados pela Receita Federal.

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Autor(a):

Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: [email protected]

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