Um aviso geral do Serasa foi exposto aos brasileiros
O Serasa fez um anúncio geral que acaba de ser divulgado sobre o Brasil. A empresa, responsável pela análise e informações para decisões de crédito e apoio a negócios, deu uma notícia do interesse de muitos e que gerou extrema preocupação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fato é que, o número de empresas inadimplentes no país cravou 6,49 milhões no mês de março de 2023. O número representa um crescimento de 0,4% sobre o mesmo mês de 2022, quando elas somavam 6,46 milhões.
Essas marcas possuem 46,1 milhões de dívidas negativadas, onde o valor chega a R$ 114,8 bilhões. Em média, para cada CNPJ, existe 7,1 dívidas de R$ 2,5 mil. Os dados fazem parte de uma pesquisa feita pela Serasa Experian e exposta pelo portal Metrópoles.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No ponto de vista de Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, alguns fatores específicos justificam essa diferença no avanço entre o número e valor dos débitos. “Dos 15% de crescimento no montante das dívidas, 6% são explicados pelo aumento na quantidade de empresas negativadas e 5,4% têm a ver com a elevação da inflação nesse período”, alega ele.
Já em relação aos outros 3,6%, o técnico também possui uma justificativa. “Eles podem estar relacionados ao fato de que houve um aumento na participação das dívidas financeiras no total da inadimplência.”, disse ele.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Elas passaram de 21,5%, em março de 2022, para 22,6%, no mesmo mês deste ano. Essas dividas costumam ter um ticket médio mais alto do que as não financeiras (como as comerciais, por exemplo).”, completou o economista da Serasa Experian.
O que é o Serasa?
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Serasa é uma empresa privada que ganhou destaque como uma referência em análises e informações para decisões de crédito. Em outras palavras, é um birô de crédito que reúne dados enviados por lojas, bancos e outras diversas instituições financeiras.