Se você paga por um plano de saúde no Brasil deveria se atentar a essa informação importante
No Brasil, é muito comum as pessoas pagarem por um plano de saúde mensalmente apesar da existência do SUS, que garante atendimento médico de forma gratuita.
Se você se enquadra nesse grupo, saiba que um importante comunicado foi emitido para você! Segundo o portal Pronatec, tal informação têm relação com a declaração do Imposto de Renda de 2023, cujo prazo já está quase no fim pois vai só até o dia 31 de maio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lembrando que é muito comum algumas dúvidas, no momento de declarar este tributo, em relação aos valores que foram gastos com serviços, principalmente com os planos de saúde ao longo do ano.
É importante ressaltar que os gastos com o plano de saúde costumam ser bem altos e pesa bastante no bolso de boa parte da população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além das despesas médicas comuns, o seguro voltado para possíveis emergências aumenta ainda mais o valor que é cobrado mensalmente.
Uma boa notícia
No final das contas esse comunicado até que é algo muito bom para esse grupo de pessoas, afinal, caso você opte pela declaração completa do Imposto de Renda, as despesas relacionadas ao plano de saúde devem ser abatidos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, o Imposto de Renda realiza a dedução de um valor determinado, segundo os serviços que foram utilizados. Mas, o processo não é tão simples assim e você precisa se atentar em como fazer isso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Há uma série de fatores que colaboram diretamente para que haja essa dedução. Um deles, que é o principal, se trata da natureza do plano de saúde,
Lembra que falamos no inicio sobre o SUS? Pois é, visto que temos essa assistência gratuita e ainda assim algumas pessoas ainda precisam pagar por um plano, a receita entende que o serviço é limitado, logo é uma maneira de fazer valer o imposto.
Como fazer isso?
Os planos podem ser individuais, familiar ou empresariais. Caso você cobre o valor de forma integral, é necessário fazer o pedido de um documento oficial específico, que é o Informe de Rendimentos.
Neste documento você vai fazer o registro do seu gasto com o plano por mês. E é por isso que, no momento do preenchimento, é preciso ter em mãos TODAS as notas fiscais e até mesmo os recibos de pagamento.
No entanto, ainda vale destacar que as despesas gastas com consultas, por exemplo, não devem estar neste documento. Estes dados devem ser declarados na aba de “outros itens” do formulário. No caso dos planos familiar e empresarial, algumas regras são diferentes.
Nos casos destes dois últimos tipos, todos os dependentes do plano devem ser informados no momento do cadastro do Imposto. Os gastos com os dependentes devem ser informados também.
Se a empresa arcar com uma parte do valor da mensalidade, o valor que for deduzido será o referente à sua parcela de contribuição.
É necessário reconhecer quais são as despesas de saúde que podem ser deduzidas no momento de realizar a declaração do Imposto de Renda. As consultas e também os tratamentos médicos e odontológicos fazem parte da lista.
Gastos com psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas TAMBÉM entram nesse abatimento. Da mesma forma, são considerados gastos com saúde as despesas hospitalares, os procedimentos cirúrgicos e os exames radiológicos e laboratoriais consistem em gastos com saúde.