Serasa faz comunicado sobre as dívidas caducadas, que ultrapassaram 5 anos
Uma das principais dúvidas entre os consumidores negativados é o que acontece com uma dívida com mais de 5 anos, ou seja, que “caducou”.
Desse modo, o Serasa explicou o que acontece com as dívidas por meio de um comunicado em seu site.
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Poucos sabem, mas a dívida com mais de 5 anos ainda pode ser cobrada e não desaparece após o período do tempo.
No entanto, existem algumas questões que você precisa saber. A dívida caduca não pode gerar mais negativação.
Fato é que o consumidor não pode continuar com o nome sujo por conta da dívida caducada, ou seja, maior do que 5 anos.
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Desse modo, o consumidor que não tiver outras dívidas, ficará com o nome limpo caso a quantia chegue a caducar.
Além disso, outras empresas que consultarem o cadastro não serão informados sobre a dívida. O Score no Serasa também não aumenta.
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A Justiça também não pode mais cobrar as dívidas chamadas de prescrição, apesar delas ainda existirem.
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Após a prescrição, o credor não pode mais entrar com um processo de cobrança contra o devedor. Mas, as cobranças ainda podem ser feitas por telefone ou e-mail.
A MELHOR DECISÃO É PAGAR SEUS DÉBITOS
Mesmo que a dívida não possa mais ser cobrada judicialmente e o nome do consumidor deva ser retirado dos cadastros de proteção ao crédito, o protesto somente será cancelado com o pagamento da dívida,
Vale dizer que, mesmo com a dívida cauducada, o consumidor terá dificuldades de contratar serviços com instituições financeiras, de acordo com o Serasa.
Isso porque, o histórico das dívidas podem continuar registrados em outros cadastros, como por exemplo, o Registrato (do Banco Central) e o Cadastro Positivo.
COMO SABER SE VOCÊ TEM DÍVIDAS?
A maneira mais eficiente de saber se existe alguma dívida no seu nome é consultar o seu CPF pela Serasa. Basta seguir os seguintes passos:
- Acesse o site da Serasa; Clique em “Consultar CPF grátis”;
- Cadastre-se, caso ainda não tenha;
- Se precisou cadastrar, confirme seu e-mail;
- Entre com seu login e senha;
- Clique em “Meu CPF” e confira se há pendências.