A Anvisa interditou uma marca de azeita, rival da Gallo e de outras empresas do segmento, após realizar análise
Uma marca produtora de azeite acaba de receber uma interdição da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A rival da Gallo e de outras empresas do ramo não passou nos testes de qualidade do órgão do Governo Federal.
De acordo com uma nota da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a proibição afetou o Azeite de Oliva Extravirgem da marca Vincenzo. O produto é fabricado pela empresa TRL Internacional Importadora e Exportadora EPP.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida foi motivada considerando o resultado insatisfatório no ensaio de determinação do índice de refração e do índice de iodo WIJS.
Vale ressaltar que existe uma forma específica de observar se um azeite de oliva está nos parâmetros da Anvisa. O índice de refração, por exemplo, é uma medida da quantidade de luz que é refletida pelo óleo. Se o valor for muito alto ou muito baixo, pode indicar que o produto não é puro e contém outros óleos ou substâncias.

Azeite Extra Virgem Vincenzo (Foto: Reprodução/Vencedor Atacadista)
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
AÇÃO DA POLÍCIA CIVIL
Em maio, a Polícia Federal deflagrou a Operação Lampant, que retirava de circulação lotes de azeite adulterado. Na ocasião, um casal de Foz do Iguaçu (PR) importava irregularmente da Argentina e depois revendia pela internet pata todo o país.
O registro da marca Valle Viejo recebeu uma suspensão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em 2021. Apesar disso, o casal continuava vendendo o produto, que reprovou até nos índices de acidez do azeite. As informações são do portal do Governo Federal. A publicação não dá conta da situação da marca atualmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE É A ANVISA?
A Anvisa é o órgão regulador que define o controle sanitário com o respaldo do Ministério da Saúde. A agência faz o controle de medicamentos, alimentos, cosméticos, saneantes, derivados do tabaco, produtos médicos, sangue, hemoderivados e serviços de saúde.
Apreensão de lote de azeite adulterado aconteceu em Foz do Iguaçu, no sul do país (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE