Tudo sobre o Milkshake infectado em rede de fast-food popular que acabou causando três mortes em país
O ramo do Fast-food está cada vez mais popular nos últimos anos e trata-se de um setor de alimentos diferenciado, onde conta com a padronização, a mecanização e a rapidez para atrair os clientes. Esse modelo de produção industrial foi desenvolvido nos Estados Unidos, segundo os princípios fordistas,
e comercializado por empresas transnacionais em grandes redes de franquias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante disso, é muito importante ressaltar sobre o cuidado que devemos ter sempre que fomos ingerir alimentos fora de casa, seja onde for, afinal, a nossa saúde é o nosso bem mais precioso. Prova disso, é um caso que ocorreu no ano de 2023, onde 3 pessoas acabaram morrendo nos EUA por um Milkshake infectado em uma rede de fast-food popular, diante de uma bactéria que pode ser considerada como fatal.
Segundo o Departamento de Saúde do Estado de Washington, foi divulgado na época que a bactéria Listeria foi encontrada em máquinas de sorvete que não haviam sido higienizadas corretamente na empresa em questão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, a listeriose é a denominação de um grupo geral de distúrbios causados por Listeria monocytogenes que inclui febre e dores musculares, às vezes precedidas de diarréia e outros sintomas gastrointestinais . Os sintomas variam de acordo com a pessoa infectada e podem ser fatais.
A listeria é um micróbio que pode ser contraído por meio de alimentos e pelo contato com animais e indivíduos contaminados. Em suma, é um gênero de bactérias de bastonetes gram-positivas, anaeróbios facultativos e que se movem por flagelos . Elas sobem em temperaturas de 0 a 42º C, podendo ainda se multiplicar lentamente em temperaturas de refrigeração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios, em 2023, uma infecção causada pela bactéria encontrada em milkshakes da lanchonete Frugals, no estado de Washington, nos Estados Unidos, provocou a morte de três pessoas e a hospitalização de outras três.
Os casos ocorreram entre 27 de fevereiro e 22 de julho. De acordo com o site, todas as pessoas afetadas tinham o sistema imunológico enfraquecido.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o site da Frugals, a rede de hamburguerias foi fundada em 1988 e possui oito unidades em dois estados norte-americanos (Washington e Montana).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, diante do ocorrido a empresa fez um pronunciamento. Segundo a rede, na época, foram interrompidos as vendas de milkshakes em todas as lojas da rede que tinham máquinas de milkshake. A empresa acrescentou que os equipamentos passariam por testes para detectar a presença da bactéria.
“Estamos com o coração partido e lamentamos profundamente qualquer dano que nossas ações possam ter causado”, diz o comunicado. A Frugals também afirmou que iria colaborar com as investigações e que fará as mudanças necessárias para evitar que este tipo de situação ocorra novamente.
Assim, é importante destacar que, com mais de um ano após o ocorrido, a empresa atualmente segue atuando normalmente no país citado.
Qual o fast food mais vendido?
A maior rede de fast-food do Brasil, em número de pontos de venda, é o Subway , com aproximadamente 1.650 restaurantes espalhados pelo país. Logo depois dele, vem o Bob’s, com cerca de 1.000 unidades e só então McDonald’s e Burger King.