A proibição da Anvisa contra 3 marcas populares dos mercados
Na tarde desta sexta-feira (14), o TV Foco relembra e também traz mais informações sobre 3 proibições da Anvisa contra marcas de amendoim, sorvete e até um salgadinho bem popular entre os jovens.
A primeira proibição da Anvisa que vamos falar agora, é sobre o Amendoim Japonês da marca Canaã, e o motivo é se deve ao fato da ausência de advertência quanto a presença de soja e trigo na rotulagem do produto, segundo informações do site de Consultas Anvisa do Governo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No caso, a situação acabou infringindo o artigo 10, inciso IX do art. 11 e art. 21 do Decreto-Lei nº 986, de 21 de outubro de 1969; Inciso I do Art. 4, Art. 13 e Anexo III da RDC nº 727, de 1° de julho de 2022; tendo em vista o inciso XV, art. 7º da Lei nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999 e art. 9º da Resolução da Diretoria Colegiada-RDC nº 655, de 24 de março de 2022.
Vale destacar que a ausência dessa informação pode ser fatal para algumas das pessoas que são alérgicas à soja e ao trigo. O fato aconteceu no dia 5 de dezembro de 2023, e a empresa não se manifestou sobre o caso.

MAIS SOBRE O ASSUNTO
Infelizmente, além do amendoim, um salgadinho bem popular também teve que ser retirado dos mercados às pressas no dia 16 de maio de 2023, segundo informações do site ‘Vigilância Sanitária SC’.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “É necessário”: ANVISA baixa decreto e proíbe planta nº1 das donas de casa 50+ em alimentos em 2025
● Câncer, rugas e cegueira: ANVISA proíbe popular que as 50+ usam na pele por risco assustador em 2025
● Farinha com larvas: Vigilância Sanitária é acionada após descoberta horripilante em fábrica nº1 de SC em 2025
O motivo? Ainda de acordo com o mesmo site, os lotes do Salgadinho de Milho com Queijo, da marca Pop Corners White Cheddar, não continham advertências em língua portuguesa sobre a presença de leite e lactose, o que assim como o amendoim, represente um risco às pessoas alérgicas, podendo levar à intoxicação ou até mesmo a internação hospitalar.
De acordo com informações do site ‘Correio de Minas’, a empresa também não se manifestou sobre os assunto, mas a ordem já foi comprida e os produtos seguem sendo vendidos normalmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL O SORVETE QUE FOI PROIBIDO PELA ANVISA?
O sorvete que teve lote proibido pela Anvisa, foi do picolé sabor chiclete, da marca D’Cremosinho, fabricado pela empresa MD Indústria e Comércio de Sorvete Ltda.
Segundo informações do site ‘Vigilância Sanitária SC’, essa medida foi tomada após a empresa anunciar o recolhimento voluntário por conta da contaminação por enterobacteriaceae.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E no caso, para quem não sabe, as enterobactérias são causas comuns de pneumonia associada à ventilação mecânica, que podem ser causas de pneumonia nosocomial em pacientes fora de ventilação mecânica.