Em forma de alerta urgente, Anvisa decreta retirada de famosa marca de doce do país, por apresentar grande risco aos seus consumidores
Em uma medida de emergência, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) determinou a proibição imediata da venda de uma das marcas de doces mais populares do Brasil, após a detecção de uma bactéria potencialmente fatal em seus produtos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão, tomada em agosto, gerou uma corrida contra o tempo para a retirada dos itens contaminados das prateleiras de todo o país, enquanto autoridades de saúde investigam a extensão do problema e os riscos à população.
A Anvisa recentemente proibiu a comercialização, distribuição e consumo de vários lotes de balas fabricadas pela Dori Alimentos S.A. devido ao risco de contaminação por Salmonella.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Exame, a decisão foi tomada após a empresa notificar a Anvisa sobre a possível presença da bactéria Salmonella muenchen em alguns de seus produtos.
A contaminação foi identificada em lotes produzidos entre 21 de junho e 10 de julho de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Produtos proibidos
Os produtos afetados incluem a Bala Hortelã Recheada, Bala Bolete Tutti Frutti, Bala Hortelã Mint, Bala Morango Recheada, Dori Regaliz Tijolo, Bala Lua Cheia Chantilly e Bala Yogurte100 Morango.
A Dori Alimentos iniciou um recolhimento voluntário desses produtos e orientou os pontos de venda a interromperem imediatamente a comercialização dos lotes contaminados.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa também informou que já concluiu o processo de descontaminação, limpeza e higienização da planta fabril afetada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ingestão da bactéria Salmonella pode causar infecção gastrointestinal, conhecida como salmonelose.
Os sintomas mais comuns incluem dor abdominal, diarreia, febre e vômito.
Embora a maioria das pessoas se recupere sem a necessidade de tratamento específico, a infecção pode ser mais grave em bebês, crianças pequenas, idosos e pessoas com o sistema imunológico comprometido.
Em casos raros, a salmonelose pode levar a complicações graves, como infecções no sangue, ossos e sistema nervoso.
A Anvisa publicou a resolução no Diário Oficial da União, detalhando os lotes específicos que devem ser retirados do mercado.
A agência reforçou a importância de os consumidores verificarem os lotes dos produtos antes de consumi-los e, caso possuam algum dos lotes afetados, entrarem em contato com o serviço de atendimento ao cliente da Dori para orientações sobre o reembolso.
A Dori disponibilizou um canal de atendimento para esclarecer dúvidas e orientar os consumidores sobre o recolhimento dos produtos.
Salmonella
A contaminação por Salmonella não altera o sabor ou a aparência dos alimentos, o que torna ainda mais importante a atenção aos lotes e datas de fabricação.
A Anvisa recomenda que os consumidores sigam rigorosamente as orientações de segurança alimentar para evitar riscos à saúde.
Além disso, a agência está monitorando de perto a situação para garantir que todas as medidas necessárias sejam tomadas para proteger a saúde pública.
Empresa empenhada em resolver situação
A Dori Alimentos, por sua vez, está colaborando com as autoridades e tomando todas as medidas necessárias para resolver a situação o mais rápido possível.
A empresa reafirmou seu compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos e está trabalhando para evitar que incidentes semelhantes ocorram no futuro.
A transparência e a rapidez na comunicação com os consumidores são fundamentais para minimizar os impactos da contaminação.
Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
Para fazer uma denúncia à Anvisa, você pode utilizar a plataforma Fala.BR, que permite registrar manifestações como denúncias, reclamações, sugestões e elogios.
Acesse o site falabr.cgu.gov.br, faça seu cadastro e siga as instruções para registrar sua denúncia. Você também pode acompanhar o status da sua manifestação pela mesma plataforma.
Se preferir, a Anvisa oferece atendimento presencial em Brasília e atendimento telefônico pelo número 0800-642-9782.