Anvisa fez proibição contra 3 marcas de chocolates
A Anvisa é uma agência reguladora federal que tem a função de promover a saúde da população brasileira por meio do controle sanitário. O órgão atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano. Dessa vez, falaremos sobre a proibição contra 3 marcas de chocolates.
De acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Anvisa informou a publicação da RESOLUÇÃO-RE Nº 2.724, DE 24 DE JULHO DE 2023, D.O.U. de 26/07/2023, que interdita cautelarmente o lote 09/23 RS do produto Chocolate em Pó 50% Cacau e lote 10/23 RS do produto Chocolate em Pó 100% Cacau.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os produtos são da marca Qualicau, fabricados pela empresa Qualicoco LTDA, CNPJ nº 04.522.379/0001-50. Vale lembrar que a decisão foi tomada em julho do ano passado. A medida foi motivada considerando o resultado insatisfatório nos ensaios de determinação de cádmio e de determinação de chumbo.
Isso foi constatado conforme Laudo de análise fiscal inicial nº 737.1P.0/2023, ref. ao produto Cacau em Pó, da marca Qualicau, lote 10/23 RS, val. 09/03/2024 e Laudo de Análise Fiscal inicial nº 926.1P.0/2023, do produto Chocolate em pó 50% cacau, marca Qualicau, lote 09/23 RS, val. 03/03/2024; emitidos pelo Instituto Adolfo Lutz, Laboratório Central do Estado de São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outra empresa que teve a proibição de venda, distribuição foi a Garoto. Dois lotes da marca de chocolates, marca queridinha dos brasileiros, precisaram ter o recolhimento voluntário dos seguintes lotes 225212941G e 225312941G de chocolates em tablete de 80 gramas.
Isso porque os dois lotes poderiam conter fragmentos de vidro. Os produtos com suspeita de contaminação foram das barras de chocolate ao leite “castanhas de caju” e “castanhas de caju e uva passas”. Segundo Anvisa, o procedimento de recolhimento foi iniciado pela empresa no dia 18 de outubro de 2022.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção donas de casa: ANVISA acaba de proibir farinha popular e nº1 no Brasil após grave descoberta
● Carne recheada de insetos: Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado n°1 por nojeira em 2024
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
As substâncias poderiam causar lesões na boca ou mucosas. Sendo assim, a Anvisa acatou imediatamente o pedido voluntário da Garoto de acordo com informações do portal CNN Brasil. Vale lembrar que outra grande marca acabou também recebendo uma notificação do órgão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já em 2022, o portal da Vigilância Sanitária de Santa Cataria, publicou a RESOLUÇÃO-RE Nº 1.586, DE 13 DE MAIO DE 2022, D.O.U. de 13/05/2022, que proibia a comercialização, distribuição, importação e uso, e determina o recolhimento dos produtos: Chocolates e OutrosDoces como: balas, chicletes, biscoitos e wafer, marca Elite.
A medida foi motivada considerando o alerta internacional de recolhimentodos produtos de marca Elite, importados de Israel, por possível contaminação por Salmonella. As ações de fiscalização determinadas se aplicam a todos os estabelecimentos físicos e virtuais que importem, distribuam, comercializem e/ou usem os produtos.
Quais os riscos da Salmonella?
Vale lembrar que a Salmonella é uma bactéria altamente prejudicial para a saúde humana. A transmissão se dá com a ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais a bactéria é encontrada normalmente em animais como galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e até mesmo em animais domésticos, como cachorros e gatos.
Os sintomas são semelhantes a outros problemas gastrointestinais, mas são confirmados por meio de exames de sangue e fezes, além da análise clínica do médico, conforme cada caso. Os principais sinais e sintomas da infecção por Salmonella (salmonelose não tifoide) são:
Diarreia;
Vômitos;
Febre moderada;
Dor abdominal;
Mal estar geral;
Cansaço;
Perda de apetite;
Calafrios.