A agência cravou a retirada de carnes das prateleiras dos mercados devido à contaminação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nos anos de 2022 e 2023, decretou a retirada de três marcas de carne dos mercados devido à contaminação dos produtos. A determinação da paralisação da venda de lotes envolveu três empresas famosas entre os brasileiros e o motivo surpreendeu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que a carne é um dos alimentos mais consumidos no mundo diariamente. O alimento possui uma grande variedade dentro das cozinhas, podendo ser feito diversos pratos. E diga-se de passagem, quase todo mundo ama um churrasco, não é verdade? No entanto, as marcas que citaremos tiveram que retirar seus produtos de circulação devido à contaminação dos mesmos.
Primeiramente, iremos falar sobre o caso da marca BF Meat, produzidos por Berfrigo Alimentos LTDA. Acontece que, no dia 07 de março de 2022, a Anvisa proibiu a comercialização, distribuição e o uso do lote 27/01/2022 do produto Carne Resfriada de Bovino Sem Osso – Filé Mignon 3/4.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal oficial da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, o recolhimento se deu pela própria empresa, devido à detecção Salmonella spp. A detecção da bactéria ocorreu por análise laboratorial realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no seu Serviço de Inspeção Federal (SIF).
Já no dia 02 de junho do ano passado, a Anvisa proibiu a comercialização e o uso do produto Carne Salgada de Bovino Sem Osso, marca Best Beef. O lote era com a data de fabricação de 06/05/2023 com prazo de validade 03/09/2023, da empresa Frigorifico Silva Indústria e Comércio LTDA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim como o caso anterior, o recolhimento se deu por conta da Salmonella spp. no produto. A Best Beef também realizou o recolhimento do lote citado
Situação da BF Meat e da Best Beef hoje
Vale destacar que, como os casos ocorreram de forma pontual, afetando somente os lotes citados, após as devidas regularizações as empresas seguiram atuando normalmente no mercado alimentício. Podendo encontrar seus sites em funcionamento na internet.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Falta de pronunciamento
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações de ambas as empresas a respeito dos ocorridos, porém, o espaço continua em aberto para que as marcas possam expor suas versões dos fatos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Salmonella
A Salmonella spp é uma bactéria que contamina diversos alimentos, como ovos, carnes, e são capazes de causar diversos problemas de saúde. Podendo causar infecções associadas a sintomas como fadiga e cansaço, vômito, dores abdominais, febre e diarreia e, em casos raros, pode levar à morte.
Mais uma proibição da Anvisa
Por fim, a Anvisa proibiu a comercialização de Produtos Cárneos Congelados, marca Rei das Carnes Gourmet (todos os lotes) no dia 21 de agosto de 2023. Segundo a Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a medida ocorreu após a denúncia da Diretoria de Vigilância em Alimentos e Vigilância Ambiental do Estado de Minas Gerais.
A denúncia ocorreu pela incoerência de informações na rotulagem dos produtos de carnes congeladas da marca Rei das Carnes Gourmet. Conforme a fonte, havia indícios de que o estabelecimento responsável não se encontra regularizado para a fabricação e comercialização desses produtos. Além disso, as condições higiênico-sanitárias eram desconhecidas.
Vale ressaltar que a retirada voluntária ocorreu nas empresas, mas não teve nenhum comentário oficial a mais. Dessa forma, deixando claro que o espaço segue em aberto caso a marca queira fazer qualquer tipo de comunicado ao público e explicar sobre as intercorrências.
Quando a Anvisa foi fundada?
Um dos principais órgãos quando o assunto se trata de qualidade de produtos e serviços. A Anvisa, fundada no dia (26) de janeiro de 1999, se tornou a principal responsável por fazer o monitoramento dos produtos comercializados nos mercados e farmácias.