Anúncio do Banco Central pega brasileiros de surpresa
É bem verdade que após a criação do PIX, quase ninguém utiliza dinheiro físico, como notas e moedas, para fazer compras ou fazer transações e agora, após esse anúncio do Banco Central, a tendência é o uso ser reduzido ainda mais.
É que a Instituição anunciou os primeiros resultados da fase de teste do Drex, moeda digital brasileira, afirmando que 11 instituições das 16 que participariam desta etapa, já fizeram operações no sistema.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O projeto que está em andamento pelo Banco Central fará com que exista uma criptomoeda, que funcionará como uma extensão do real físico.
A plataforma do Drex anda funcionando ainda como uma simulação para que seja só assim usada em solo brasileiro. O BC ainda precisa trabalhar na segurança do sistema para garantir a proteção das informações e dos valores que passarem por ele.
Quando poderemos ver a moeda circulando no país?
Esse ano ainda está ocorrendo simulações, ou seja, a moeda está sendo testada pelas empresas e o BC vem fazendo este acompanhando.
Vale mencionar que estão sendo criadas carteiras, emissão e destruição de DREX e transferências simuladas entre bancos e entre clientes.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Haddad e Tebet sem chão: Novo aumento do salário mínimo para 2025 é maior do que o esperado
● Nova lei armada no governo Lula chega com isenção no Imposto de Renda e +5 benefícios aos trabalhadores
● Banco Central em alerta: Comunicado emergencial do cartão de crédito atinge clientes do Nubank, Santander e mais
Essa primeira fase de testes ainda deve perdurar até meados de 2024, de acordo com informações obtidas pelo Banco Central, confirmando que esta simulação irá “permitir ao BC avaliar o desempenho da plataforma ao final”.