Atenção, tente não se impactar ao saber do anúncio IMPORTANTE feito pelo Banco central, sobre o PIX, que é de chocar
E o Banco central, o qual é o banco de reservas com autoridade monetária, e funciona como uma entidade independente ligada ao Estado, com função de gerir a política econômica e garantir a estabilidade do sistema financeiro e o poder de compra da moeda do país, acaba de fazer anúncio IMPORTANTE sobre o PIX e brasileiros precisam saber.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Banco Central usou suas redes sociais na plataforma do Instagram e publicou uma imagem, onde faz um anúncio importante sobre o PIX, e escreveu na legenda dizendo:
“O Pix, criado pelo BC, está aperfeiçoando duas funcionalidades que as instituições participantes usam para combater fraudes: a notificação de infração e a consulta de informações vinculadas às chaves Pix para fins de segurança”, inicio o anúncio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Continuou, dizendo: “A notificação de infração é a funcionalidade que permite que as instituições façam uma marcação das chaves e usuários sempre que houver suspeita de fraude na transação”, e prosseguiu:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Esse registro passará a contar com novos campos, possibilitando especificar a razão da notificação (como golpe, invasão da conta, coerção) e a informação sobre a conta receptora dos recursos (como “conta laranja” ou falsidade ideológica)”, disse em anúncio.
Prosseguiu dizendo: “A outra funcionalidade aperfeiçoada é a consulta das informações de segurança armazenadas no âmbito do Pix. O BC reformulou os dados a serem disponibilizados às instituições, que terão acesso a informações mais qualificadas”, e continuou:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Como quantidade de marcações por tipo de fraude, quantidade de instituições que confirmaram a marcação, a quantidade de contas vinculadas a determinado usuário, entre outros”, disse em anúncio.
Finalizou dizendo: “Esses dados, que atualmente contemplam um período de até 6 meses, vão passar a abranger até 5 anos. A consulta pode ser feita pelas instituições por chave Pix ou pelo usuário (CPF/CNPJ), 24 horas por dia, todos os dias do ano”, disse o Banco Central.
Que concluiu falando: “As novas medidas entram em vigor em 5 de novembro desse ano. Saiba mais em https://www.bcb.gov.br/detalhenoticia/677/noticia”, anunciou o Banco Central.
Quantas transações via Pix foram feitas no país?
Segundo dados da Febraban, o meio de pagamento mais usado no ano de 2022 foi o Pix, e contabilizou um total de 24 bilhões de operações.