Comunicado foi feito em novembro, mas continua ganhando repercussão entre correntistas
Nubank, Itaú e Bradesco estão na lista dos principais bancos em atividades no Brasil. São milhões de clientes, tendo até alguns em comum.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, a dinâmica de serviço deve mudar em breve. Durante um evento em Chicago, nos Estados Unidos, Roberto Campos, o presidente do Banco Central, fez um importante comunicado que envolve todas as instituições financeiras.
Segundo o jornal Estado de S. Paulo, em novembro do ano passado, o representante do BC declarou que os aplicativos de bancos devem acabar em breve. O motivo? O surpreendente avanço do Open Finance, que tem sido vantajoso para todas as empresas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, esse sistema permite o compartilhamento de dados dos clientes entre as diferentes instituições. Roberto Campos pontuou que, com isso, os aplicativos bancários devem acabar dentro do prazo de 2 anos, dando espaços aos novos mecanismos.
O presidente do BC ainda adiantou que, agora, a ideia é expandir ainda mais o Open Finance, com até serviços de seguro. Em outubro, já havia sido anunciado o Open Invest, que permite a divisão de dados de investimentos em fundos e renda fixa entre os bancos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais os maiores bancos do Brasil?
Em 2023, o Banco Central divulgou os números de cada uma das companhias financeiras em atividades no país:
- Caixa Econômica Federal – 150 milhões de clientes.
- Bradesco – 104 milhões.
- Itaú Unibanco – 99 milhões.
- Nubank – 77 milhões.
- Banco do Brasil – 74 milhões.
- Santander – 64 milhões.
- Original – 50 milhões.
- Mercado Crédito – 47 milhões.
- AME Digital – 32 milhões.
- PagSeguro – 29 milhões.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE