O comunicado do Banco Central antecipando fim de serviço vital
O Banco Central, a entidade independente ou ligada ao Estado cuja função é gerir a política econômica, ou seja, garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país, fez um comunicado crucial com uma verdadeira despedida.
Assim, o BC anunciou o fim de um serviço crucial de bancos como, Itaú, Nubank e mais, e vocês conferem neste domingo (14), todos os detalhes sobre o anúncio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, segundo informações do portal Tudo Celular, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou que os aplicativos de bancos tradicionais devem acabar depois do avanço do Open Finance, que para quem não sabe, se trata do sistema que permite o compartilhamento de dados entre várias instituições financeiras.
Assim, o fim não foi confirmado, mas sim antecipado pelo BC, quando o presidente falou que os aplicativos devem acabar. Ou seja, ainda não acabaram e seguem funcionando normalmente. Mas, caso realmente cheguem ao fim, irá acabar afetando todos os bancos no Brasil.
“Em algum momento, talvez daqui a um ano e meio ou dois anos, você não terá mais um app do Itaú, ou do Bradesco, ou do Santander. Você vai ter um app que a gente chama de agregador”, explicou Campos Neto.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Adeus de R$8B: Comunicado do Banco Central traz fuga às pressas de brasileiros na poupança em 2025
Decreto do Banco Central: Tralli paralisa JH e confirma o que acontece com R$5 mil na poupança Caixa
Contas zeradas: Banco Central emite comunicado emergencial e crava 3 PROIBIÇÕES que atingem Caixa, BB e+
Ainda segundo o que foi informado, o grande objetivo com o fim desse serviço vital, seria que qualquer pessoa possa acessar todas as suas contas bancárias por meio do Open Finance. Além disso, vai ser possível comparar os serviços oferecidos pelas instituições financeiras, como as taxas de juros cobradas, por exemplo.
Ainda segundo o que foi dito por Campos Net, cerca de 50 a 60 milhões de brasileiros já aderiram ao Open Finance antes mesmo de terem acesso aos novos mecanismos. As declarações foram feitas no evento da MBA Brasil, realizado em Chicago, nos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, o presidente ressaltou na ocasião que os agregadores vão ser privados e a expectativa é que haja competição pelo canal. O presidente do BC também citou que encontrar um equilíbrio no pagamento dos custos do compartilhamento de dados é um dos desafios do Open Finance.
Como abrir uma conta no Nubank?
A seguir, confira o passo a passo para abrir uma conta no Nubank:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Clique no botão “Quero Ser Nubank” que aparece no topo desta página;
- Preencha com seu nome completo, CPF, número do celular e email;
- Clique em “Quero Ser Nubank“;
- Aguarde alguns dias para a confirmação dos dados e pronto!