Presidente do Banco Central faz pronunciamento sobre nova modalidade em transação que atingirá bancos
Na última terça-feira, 11, Roberto Campos Neto, fez um pronunciamento que impactou os brasileiros com uma nova mudança em todos os bancos. O presidente do Banco Central do Brasil falou sobre um possível substituto dos cartões de crédito.
A nova modalidade poderá trazer mais facilidade aos brasileiros na hora de realizarem os pagamentos, seja em instituições da Caixa, Itaú, Nubank e outras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante um evento promovido pelo Valor Capital Group, em São Paulo, Campos Neto falou sobre uma nova modalidade do PIX, segundo o G1.
O Banco Central está realizando uma associação com Google Pay e Apple Pay para que seja possível fazer pagamentos com PIX por aproximação, usando o telefone celular.
A modalidade nas maquininhas já é muito utilizada nos cartões de crédito e débito. Mas, para pagar com o PIX o processo é diferente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOVA MODALIDADE
Para realizar o pagamento com o PIX no celular, o usuário deve entrar na conta bancária e realizar a transação, fato que consome mais tempo.
“A ideia é que, em vez de colocar seu cartão de crédito, você possa simplesmente colocar o PIX lá”, disse Campos Neto, que continuou:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus, dinheiro e cartão de crédito: Comunicado do Banco Central traz substituto para 2 gigantes no Brasil
● Decisão do Banco Central traz notícia nada boa da poupança e 2 substitutos salvam dinheiro dos brasileiros
● Fim do real? Nova moeda confirmada pelo Banco Central em 2025 e brasileiros avisados hoje (21)
“O PIX por aproximação será possível porque vamos conectá-lo ao banco. Nós estamos trabalhando nisso agora”, afirmou o presidente do Banco Central.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seguida, o profissional reforçou que um dos motivos que levam as pessoas a usarem o cartão de crédito no lugar do PIX é a facilidade da ferramenta de aproximação.
“Mas estamos fazendo uma associação com carteiras como Google Pay e Apple Pay para que, ao invés de colocar seu cartão de crédito, você possa simplesmente colocar o PIX lá”, disse o presidente do Banco Central.
Desse modo, caso a nova modalidade seja aprovada, inúmeros brasileiros passariam a deixar o cartão físico de lado para usar a nova modalidade.
COMO CONSULTAR SE TENHO DINHEIRO NO BANCO CENTRAL?
E por falar no Banco Central, inúmeros brasileiros possuem algum dinheiro esquecido nos bancos, seja por alguém que morreu ou até pelo CPF. Mas, poucos sabem.
Desse modo, a instituição financeira possuí uma plataforma para que os brasileiros consultem a modalidade, basta acessar o site dos Valores a Receber (valoresareceber.bcb.gov.br), do Banco Central.