Comunicado sobre a taxa Selic diretamente do Copom do Banco Central foi bastante “dura” de acordo com especialistas
Um comunicado divulgado pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil (BC) nesta quarta-feira (21) pode surpreender os brasileiros. Haverá a sétima manutenção consecutiva da taxa básica de juros, a Selic, em 13,75% ao ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o G1, o colegiado avalia que é necessário lidar com o atual momento na economia com muito cuidado, e as manutenções da Selic por um período prolongado têm se mostrado eficientes para assegurar a convergência da inflação.
Atualmente, a taxa está elevada e deve seguir assim por um bom tempo. A expectativa era que essa declaração de dentro do Banco Central fosse mais suave do que realmente aconteceu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMUNICADO DO COPOM
O Copom divulgou um comunicado afirmando uma melhora no cenário macroeconômico, mas ainda não se sabe se haverá corte de juros. Somente na próxima reunião, em agosto, que existirá essa resposta.
“O Comitê avalia que a conjuntura demanda paciência e serenidade na condução da política monetária e relembra que os passos futuros da política monetária dependerão da evolução da dinâmica inflacionária, em especial dos componentes mais sensíveis à política monetária e à atividade econômica, das expectativas de inflação, em particular as de maior prazo, de suas projeções de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos”, diz o Copom em documento.