Surpresa

Adeus ao dinheiro de papel: O anúncio do Banco Central confirmando nova moeda, substituta do real em 2024

Banco Central confirma nova moeda e substituto do real (Reprodução: Montagem TV Foco)

Banco Central confirma nova moeda e substituto do real (Reprodução: Montagem TV Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Banco Central emitiu um anúncio com uma nova moeda prestes a entrar em vigor e como substituta do real em 2024. Assim poderia marcar o fim do dinheiro de papel

O Banco Central emitiu um anúncio, neste ano de 2024, em que confirmou uma nova moeda, para substituir o real. Isso porque o dinheiro de papel está ficando cada vez mais em desuso e surgem outros métodos de pagamento para um futuro próximo.

O BC está testando a implementação do Drex, que seria o Real Digital no Brasil. Assim, o país teria uma moeda digital oficial, que poderia representar ainda mais a redução das pessoas usando o dinheiro em papel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O Drex vai permitir que vários tipos de transações financeiras seguras com ativos digitais e contratos inteligentes estejam à sua disposição”, garantiu o BCD. Assim, com os cartões, PIX e o Real Digital, a tendência é que as pessoas esqueçam ainda mais o dinheiro em espécie.

Portanto, a chegada da moeda digital não trará o fim ao PIX, será uma outra oportunidade para os consumidores escolherem a forma de pagamento. Porém, o real em espécie, estaria ainda com menos circulação pelas ruas.

Comunicado da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil

Apesar de estar avançando rápido, de acordo com o portal ‘G1’, ainda não há um cronograma para o lançamento oficial do Drex. Porém, Maria Rita Serrano, presidente da Caixa, se mostrou entusiasmada com as novidades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Estamos entusiasmados com os resultados positivos até agora e ansiosos para explorar ainda mais o potencial das moedas digitais e das transações ágeis”, destacou ela.

Já a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, revelou que a chegada da moeda digital trará uma modernização para as instituições financeiras. Assim, resulta também em uma melhor experiência para seus clientes.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O Drex é mais uma iniciativa bem-sucedida, em que teremos a possibilidade de melhorar serviços bancários com a adoção da tecnologia blockhain e a tokenização”, garantiu ela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A tendência, com o surgimento da moeda digital, é que o dinheiro em papel esteja cada vez mais em desuso. Isso porque vão se criando novos métodos de pagamento, como o PIX, que por muitos vezes tem a preferência até mesmo que o cartão de débito.

Como está a situação do Drex?

De acordo com o portal ‘Agência Brasil’, o Drex entrará em sua segunda fase de testes, em que visa permitir a conexão com serviços e modelos de negócios criados pelos consórcios participantes. A autorização se deu pelo Banco Central na quarta-feira, dia 22 de maio.

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile