Uma notícia horripilante está causando dor de cabeça
Isso porque o Banco Central assusta com notícia de troca de moeda e até congelamento de saldo dos brasileiros, sendo assim muitas pessoas começaram a ficar preocupados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se do projeto piloto para o Real Digital, moeda digital brasileira. Porém, o que chamou atenção foram alguns detalhes expostos nesse documento de acordo com informações do do portal GitHub.
SAIBA MAIS! DINHEIRO NA MÃO: Banco Central divulga lista de pessoas que tem esse benefício a receber
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ocorre que o Banco Central terá acesso a congelar o saldo das contas e das carteiras dos clientes da interface, onde será possível até apagar e criar saldo, além de pausar transferências e criar novos tokens.
Isso aponta uma falha da segurança da informação, onde certamente o Banco Central decidiu realizar um comunicado e acabar de uma vez por todas com os boatos. Apesar de desmentir essa função, o órgão informou que o sistema está em sua primeira versão, ou seja, ainda ocorrerá atualizações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O intuito do Bacen é exatamente conseguir um retorno sobre o trabalho que já foi feito e corrigir possíveis problemas, visando a melhoria da interface. Desse modo, o código do Real Digital ainda passará por várias alterações antes que a opção chegue no mercado.
Pedro Magalhães foi o responsável pela descoberta. Ele é desenvolvedor full-stack especialista em blockchain, DeFi e também na linguagem de programação Solidity, a mesma usada pelo Banco Central no Real Digital.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE DIZ A INSTITUIÇÃO?
O próprio Bacen também assumiu a chance da execução as funções descobertas por Pedro Magalhães. “O BC e instituições já dispõem de funcionalidades similares no ambiente atual de sistemas como SPB e Pix, sendo seu uso regido por lei e regulamento”, informou a autoridade monetária do país ao portal do Bitcoin.
Sendo assim, o Banco Central vai mudar o sistema em que a moeda digital vai funcionar. Em vez de criar uma plataforma dentro de uma rede existente, a instituição vai criar uma opção própria.
Apesar dos esclarecimentos, muitas pessoas veem como risco o Bacen ter tanto controle sobre o Real Digital. A instituição se defende, afirmando que será possível combater ataques hackers, entre outras transações fraudulentas tendo mais acesso ao novo sistema financeiro que promete revolucionar o mercado.
O fato é que o sistema da moeda digital brasileira precisa de uma regulamentação específica para trazer mais confiabilidade aos seus usuários. Mexer no bolso, se torna uma das principais preocupações dos brasileiros.