O Banco Central crava decisão importante envolvendo a modalidade de transferências que provavelmente você usa com frequência
O PIX se consolidou de forma absurda no mercado financeiro do Brasil e considerado uma das formas de pagamento que mais se popularizaram nos últimos tempos. Aliás, ele é o meio mais recente disponibilizado pelo Sistema de Pagamentos Brasileiros, sendo garantido pelo Banco Central do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em suma, a ferramenta permite que transferências sejam feitas de forma instantânea durante 24 horas e nos setes dias da semana. Para quem não sabe, ele chegou em 2020 e segue conquistando os brasileiros.
Mas, uma grande mudança deve ocorrer no PIX, após o martelo batido do Banco Central, e confirmação sobre FIM de serviço como já conhecemos. Em suma, as informações são de acordo com o time de especialistas no BC do TV FOCO e uma matéria do portal Monitor de Mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Melhorias no PIX
A grande realidade é que, a partir de 2025, estima-se que o processo de transações seja ainda mais simplificado, principalmente após à integração com o sistema Open Finance e a chegada do pagamento por aproximação.
Ocorre que, em junho de 2024, o sistema registrou um número surreal, batendo mais de 206,8 milhões de transferências em um único mês. A expectativa é que, com as novas funcionalidades, o número aumente ainda mais, mostrando o potencial de evolução constante da ferramenta já indispensável no dia a dia dos brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que muda?
Em suma, de acordo com informações do Monitor de Mercado, as principais mudanças se tratam da possibilidade de operações de PIX por tecnologia NFC (Near Field Communication), ou seja, por aproximação.
Hoje em dia, os usuários precisam acessar os aplicativos dos bancos para realizar uma transação. O novo sistema deve simplificar esse processo significativamente. Com a implementação do Open Finance , os usuários.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Itaú, Nubank e +11 bancos: Nova lei armada do PIX atinge em cheio correntistas a partir de 2025
● Alerta aos que tem 10 mil na poupança hoje (21/11): Serasa crava decreto do Banco Central sobre seu saldo
● Presidente do Banco Central emite alerta de FIM do cartão de crédito e crava substituto em 2025
O diretor de Regulação do Banco Central, Otávio Damaso, aliás, disse que, o Open Finance simplificará a “jornada de pagamento”, integrando todas as ferramentas necessárias em um único espaço. Isso significa que, sem manipular diversos apps ou dispositivos, os pagamentos poderão ser feitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PIX por aproximação
Vale dizer que, de acordo com o diretor de Regulação do Banco Central, Otávio Damaso, o Open Finance deve simplificar o tempo de pagamento, integrando todas as ferramentas possíveis em um único espaço. Essa mudança permitirá que os usuários realizem transações financeiras de maneira mais eficiente, acessando diferentes serviços.
Em suma, isso significa que as pessoas poderão fazer pagamentos com mais agilidade e segurança, sem precisar manipular uma série de aplicativos ou dispositivos.
Considerações finais
- O PIX por aproximação chega para facilitar os pagamentos;
- Funciona com NFC (Near Field Communication), mesma tecnologia usada em cartões de crédito conectados em dispositivos móveis;
- A nova ferramenta garante mais rapidez nas transações;
- A previsão é que o Pix por aproximação seja lançado em 2025.
O que é Pix?
Em suma, Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro.
Veja mais detalhes sobre a mudança no PIX CLICANDO AQUI.