O BC cravou um comunicado aos brasileiros com anúncio de nova moeda que chega causando um grande impacto no financeiro do Brasil
O Banco Central se trata de nada menos que a instituição responsável por desenvolver e proteger a política monetária do Brasil, visando à segurança da economia. Em outras palavas, o BC tem a função de garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo.
E por falar na autarquia Federal autônoma, dessa vez iremos trazer à tona um comunicado emergencial chegando com lei que traz nova moeda e cai como bomba no PIX. O fato é que, o órgão trabalha a todo vapor em melhorias no sistema financeiro do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, o Banco Central do Brasil está avançando no projeto de criar uma moeda digital, o Drex. Porém, declarações recentes são conta de que o impacto esperado da meda digital no mercado financeiro não deve alcançar o mesmo patamar do revolucionário Pix.
De acordo com Fabio Araújo, coordenador do projeto Drex, falou sobre a inovação em sua participação no Minsait Cast, um podcast focado em tecnologia e inovação. Segundo ele, a expectativa de que a moeda digital atinja um sucesso semelhante ao PIX chega a ser irrealista.
Lançado em 2020, a modalidade de transferência rápida transformou a forma como os brasileiros realizam suas transações financeiras. Em pouco tempo, o sistema de pagamentos instantâneos conquistou ampla adoção, facilitando a vida de milhões de pessoas e empresas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fábio Araújo destacou que a modalidade de transferências criou um novo padrão no mercado financeiro, superando as expectativas e se tornando um fenômeno quase impossível de ser replicado. Mesmo o Drex sendo desenvolvido com grande empenho, alcançar o mesmo nível de sucesso do PIX não é tão simples assim.
Atualmente, um dos maiores impasses para implementação da moeda digital se trata da garantia de privacidade nas transações digitais. O Banco Central é ciente dos impasses que a nova moeda pode enfrentar, principalmente no que se trata do sigilo dos usuários.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● INSS muda valores dos benefícios após aumento no salário mínimo e novo calendário: 2 viradas chegam voando aos idosos
● Regras do INSS em vigor em 2025 traz lista com 14 doenças que garantem aposentadoria IMEDIATA sem carência
● Suspensão da CNH: Bonner paralisa JN às pressas com novo alerta do Detran e +1 pesadelo a motoristas em 2025
LANÇAMENTO
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De início, acreditava-se que a moeda digital pudesse chegar ao mercado em um prazo relativamente curto. Mas, o coordenador do projeto disse que o processo tem sido mais complexo que o esperado, o que levou a um adiamento no cronograma.
Fábio Araújo disse que há muito trabalho antes do Drex ser disponibilizado para testes ao público. Ele indicou que a fase de testes provavelmente iniciará em dois anos, levando em conta os desafios técnicos e a importância de garantir a confiança dos usuários.
Vale dizer que, mesmo não atingindo o sucesso meteórico do Pix, o Drex possui o potencial de ser uma ferramenta importante na modernização da economia do Brasil, mas é claro, quando conseguir acabar com os obstáculos técnicos e conquistar a confiança do público.
O que é o DREX?
O Drex é uma moeda digital brasileira criada pelo Banco Central do Brasil. O Drex é a versão digitalizada do real, a moeda oficial do Brasil, e não é uma criptomoeda nem um meio de pagamento. O Drex tem o mesmo valor do real, ou seja, 1 Drex equivale a R$ 1.