O Banco Central do Brasil cravou um comunicado sobre a falência de um dos maiores bancos dos Estados Unidos
Em março de 2023, um dos maiores bancos dos Estados Unidos quebrou e decretou falência. Neste cenário, o Banco Central do Brasil emitiu um comunicado sobre o fim da instituição gigantesca e também sobre os riscos financeiros que poderiam afetar o Brasil. A seguir, confira mais detalhes sobre o assunto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando sobre o Silicon Valley Bank (SVB), segundo informações do portal ‘R7’. Fundado em 1983, foi registrado como o 16º maior banco pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos da América). O banco foi a falência em 2023, e acabou desencadeando outras quebras. Desde então, vários especialistas e investidores tentam entender todas as implicações do fato para os mercados.
E foi diante desse cenário, o Copom (Comitê de Política Monetária), que faz parte do Banco Central, avaliou que a falência de dois dos principais bancos norte-americanos, e a fusão de dois bancos suíços, tem pouco efeito nos países emergentes, como o Brasil. Emitindo o seguinte comunicado após a falência do Silicon Valley Bank:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O comitê seguirá acompanhando de forma atenta essa situação, analisando os possíveis canais de contágio, mas avalia que o impacto direto sobre os sistemas financeiros domésticos é até o momento limitado, sem mudança na estabilidade ou eficiência”, disse o órgão.
O Signature e o First Republic também entraram para a lista de maiores falências da história dos Estados Unidos. Mas, mesmo assim, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, garantiu um alívio para os brasileiros, com a economia com baixa inflação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Eu sempre insisto nessa tese, pois dá a impressão que é um expectador do outro, e não é assim que a política econômica tem que funcionar. São dois ativos, concorrendo para o mesmo propósito, o mesmo objetivo, que é garantir a baixa inflação”, disse ele.
O que é falência?
Segundo o portal ‘Jus Brasil’, no direito empresarial, a falência é um processo de execução coletiva que tem o objetivo de pagar os credores da empresa falida. Uma vez que tal pessoa jurídica acaba considerada uma empresa inviável. Dessa forma, em regra gerais, este é o conceito de falência.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “R$ 4 mil a receber”: Banco Central emite comunicado crucial hoje (13) com alerta sobre dinheiro esquecido
● Contas esvaziadas: Banco Central emite comunicado urgente hoje (13) exigindo que clientes jamais façam isso
● “A partir do dia 1”: Banco Central faz exigência sobre o PIX e crava proibição que atinge a Caixa, Itaú e +
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE