NOVIDADES

Banco Central emite comunicado oficial sobre o Pix e você precisa saber o que vai acontecer agora

Vírus do Pix aterroriza brasileiros (Foto: Reprodução/Governo Federal)

Vírus do Pix aterroriza brasileiros (Foto: Reprodução/Governo Federal)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Pix contará com uma série de renovações em seu sistema de segurança contra fraudes, de acordo com o Banco Central

O Pix é uma inovação muito importante e útil para os brasileiros, mas existem muitas medidas que necessitam de mais aperfeiçoamentos para que essa tecnologia funcione sem muitos imprevistos. O Banco Central anunciou no dia 2 de maio novidades envolvendo o método de transações bancárias.

A instituição anunciou que houve correções na parte de notificação de infração e de consulta de informações vinculadas às chaves PIX. O aprimoramento envolve as informações armazenadas pela autoridade monetária e que são compartilhadas com as instituições financeiras que operam com PIX.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A notificação de infração permitirá que instituições financeiras façam marcação das chaves e dos usuários caso exista alguma suspeita de fraude na transação. A instituição garante que será possível receber especificações das notificações que possam indicar algum tipo de golpe, estelionato, invasão da conta ou coação.

Pix terá novo procedimento antifraude (Foto: Divulgação/Governo Federal)

MAIS NOVIDADES SOBRE O SISTEMA ANTIFRAUDE

Haverá também reformulações nos tipos de dados oferecidos às instituições financeiras para análises contra fraudes. Será possível ter acesso a:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dados sobre a quantidade de infrações de uma conta laranja ou falsidade ideológica relacionada a um usuário ou uma chave PIX; quantidade de participantes que aceitaram notificação de infração daquele usuário ou chave; quantidade de contas vinculadas a determinado usuário; além de serem apresentadas informações relacionadas a um maior período de tempo.

“O resultado dessas mudanças é uma maior eficácia no combate à fraude, uma vez que as instituições passarão a ter melhores subsídios para aprimorar os próprios modelos de prevenção e detecção de fraude”, diz Breno Lobo, consultor na Gerência de Gestão e Operação do Pix.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

QUANDO ESSAS MEDIDAS SOBRE O PIX PASSAM A VALER?

Essas mudanças passarão a valer somente no dia 5 de novembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pix é uma maneira mais moderna de realizar transações bancárias (Foto: Reprodução/Internet)

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile