Fique atento as atitudes que podem levar ao bloqueio de contas bancárias na Caixa, Banco do Brasil e mais instituições
O Banco Central anunciou a confirmação de duas atitudes significativas que podem levar ao bloqueio de contas bancárias agora em 2025. Fique atento e não perca a sua.
Nos últimos meses, diversos clientes de bancos como a Caixa, Banco do Brasil, entre outros, têm reclamado sobre o bloqueio ou suspensão de suas contas bancárias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, segundo apurado pelo TV FOCO, o Banco Central acabou emitindo um comunicado explicando aos brasileiros duas atitudes que liberam o bloqueio das contas bancárias.
Banco Central confirma o que libera bloqueio em contas
Primeiramente, vale destacar que, o Banco Central não possui poder para bloquear ou desbloquear as contas bancárias dos brasileiros. Sendo assim, a iniciativa parte somente das instituições.
Ademais, o bloqueio de contas bancárias pode ocorrer por diferentes atitudes das instituições, sendo elas judiciais ou administrativas, e cada uma possui suas próprias regras e procedimentos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Adeus de R$8B: Comunicado do Banco Central traz fuga às pressas de brasileiros na poupança em 2025
Decreto do Banco Central: Tralli paralisa JH e confirma o que acontece com R$5 mil na poupança Caixa
Contas zeradas: Banco Central emite comunicado emergencial e crava 3 PROIBIÇÕES que atingem Caixa, BB e+
1 – Bloqueio Judicial
Quando a conta é bloqueada por ordem judicial, o cliente tem o direito de solicitar informações ao banco sobre a origem dessa ordem, como o número do processo e o juízo responsável.
O desbloqueio, nesse caso, só pode ocorrer por meio de uma nova ordem judicial, e não há intervenção do Banco Central nesse processo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2 – Bloqueio Não Judicial (Administrativo)
De acordo com o Banco Central, esse tipo de bloqueio pode ocorrer por motivos de segurança ou por falta de atualização de cadastro.
Embora não haja uma norma obrigando o banco a bloquear contas nesses casos, a instituição financeira pode tomar essa medida para garantir a integridade das operações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O cliente tem o direito de solicitar ao banco informações sobre o motivo do bloqueio e as formas de solucioná-lo.
Além disso, quando um banco decide encerrar uma conta unilateralmente, ele pode bloquear a conta até 30 dias antes do encerramento, a fim de evitar movimentações.
O banco deve informar ao cliente os motivos do bloqueio e fornecer alternativas para o acesso aos recursos, como transferências para outra conta ou retirada em espécie.
Atenção
Em qualquer um desses casos, caso o cliente não receba as informações adequadas sobre o bloqueio ou perceba que ele é indevido ele pode entrar em contato com o Banco Central.
O Bacen poderá orientar sobre o que fazer, mas vale lembrar novamente que a instituição não tem poder para realizar o bloqueio ou desbloqueio diretamente.
Considerações finais
- Em resumo, o Banco Central esclareceu que o bloqueio de contas bancárias pode ocorrer por ordens judiciais ou administrativas.
- No caso de bloqueios judiciais, o desbloqueio só ocorre por nova ordem judicial.
- Já no bloqueio administrativo, que pode ser por segurança ou falta de atualização cadastral, os bancos têm a autoridade para agir, mas devem informar o cliente sobre o motivo.
- Se o bloqueio for indevido ou sem explicação, o cliente pode buscar informações junto ao banco ou recorrer ao Banco Central para orientação.
- Manter o cadastro atualizado é fundamental para evitar problemas.
Como entrar em contato com o Banco Central?
É comum que correntistas tenham dúvidas sobre como se comunicar com o Banco Central, seja para esclarecer dúvidas ou registrar reclamações.
Conforme o portal oficial da instituição, o cidadão pode entrar em contato com o Banco Central por meio do serviço “Fale Conosco” no site oficial. Ou ainda ligar para o número 145, disponível das 8h às 20h.
Por fim, confira mais matérias sobre o Banco Central clicando aqui!