FALÊNCIA

Banco Central confirma falência de dois bancos e você precisa saber hoje 4/7 como proceder urgentemente

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

A falência de 2 bancos confirmada pelo Banco Central (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Banco Central do Brasil confirmou a falência de 2 grandes bancos tradicionais que operavam em nosso país e situação fez com que clientes das instituições se questionassem sobre o que fazer nesse momento

Pegando o mercado financeiro de surpresa, o Banco Central confirmou a falência de 2 tradicionais bancos. Para quem não sabe, o BC é responsável por autorizar uma instituição funcionar no país e ele também retira essa autorização.

Dessa maneira, o Banco Central tem o poder de promover uma intervenção quando necessário e ele faz isso através da liquidação desses bancos. Ao longo da história, grandes e tracionais instituições financeiras sofreram com uma intervenção do BC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme informações do Info Money, em 15 de fevereiro de 2023, o Banco Central promoveu a liquidação extrajudicial da BRK Financeira e da Portocred Financeira. A BRK inclusive teve a falência decretada pela 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo em fevereiro de 2023. A Portocred teve interferência apenas do BC.

A liquidação financeira pelo Banco Central, é uma medida administrativa que tem foco em preservar o sistema financeiro, credores e clientes. Quando uma instituição consegue arcar com os seus compromissos, sofre intervenção do BC, que vai focar em pagar as contas da instituição afetada. E no caso dessas 2 instituições citadas, o BC confirmou a falência, conforme o Conexão Política.

O QUE FAZER?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se seu banco faliu ou está passando por um processo de falência, saiba que seus direitos são assegurados, conforme informações do FGR. Para entender o que fazer, você precisa saber da existência do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que tem o objetivo de proteger investidores no âmbito do sistema financeiro nacional e prevenir o risco de uma liquidação extrajudicial ou falência.

Sabendo disso, siga os próximos passos:

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  1. Entre em contato com o banco: é de responsabilidade do banco fazer algo por você. Ele terá que passar as orientações necessários.
  2. Consulte o FGC: ele é responsável por cobrir investimentos até R$ 250 mil. Se seu patrimônio está nessa média, você poderá pedir reembolso.
  3. Mantenha-se informado: fique por dentro do que o Banco Central e FGC estão falando. Quando ocorre o processo de falência, eles detalham os passos que os clientes dos bancos afetados devem fazer.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO JUDICIAL?

A recuperação judicial permite que a empresa se reestruture financeiramente, ao mesmo tempo que tem um plano traçado para pagar as suas dívidas. Enquanto a falência é a sua liquidação, onde tudo será vendido para pagar os credores. As informações são do site Moraes Jr. Advogados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile