DIAS CONTADOS
Adeus dinheiro físico: Banco Central confirma nova moeda, substituta do real, e quando ela entra em vigor
13/08/2024 às 21h36
Banco Central confirmou uma nova moeda que será a grande substituta do real e já podemos começar a contar os dias para o tradicional dinheiro físico chegar ao fim
Os brasileiros foram pegos de surpresa com o comunicado do Banco Central envolvendo uma nova moeda. Não é segredo que a tecnologia veio para mudar a forma que vivemos e ela não demoraria a chegar nas formas de pagamentos. A exemplo, o pix, que chegou como uma novidade e hoje domina o mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar do sucesso do pix, o tradicional real, não foi afetado. Ainda há muitas pessoas que preferem o bom e velho dinheiro físico. Mas, essa nova moeda que vem para substituir o real, poderá colocar de vez um ponto final na história do dinheiro físico em nosso país.
Conforme informações do G1, chamada de ‘Drex’, ela é a nova moeda digital do nosso país e é também, a futura substituta oficial do real. Você pode pensar que essa notícia é recente, mas saiba, que o Banco Central anunciou essa moeda em agosto de 2023. Abreviação para ‘digital real x’, a Drex veio para ficar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E se você já está curioso para saber quando ela vai entrar em vigor, a resposta é simples. A substituta do real já está em processo de implementação e a previsão para que ela seja oficializada é para esse ano. Mas, não precisa se assustar, que o dinheiro físico não vai sumir de uma hora para a outra. Assim como o pix, o Banco Central vai se preparar para colocar ela no mercado e será de forma natural.
O próprio BC, conforme o G1, expôs um comunicado a respeito do novo empreendimento: “O real digital é uma expressão da moeda soberana brasileira, que está sendo desenvolvida para dar suporte a um ambiente seguro onde empreendedores possam inovar e onde os consumidores possam ter acesso às vantagens tecnológicas“.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que é certo, e são especialistas que já afirmaram, é que o dinheiro em forma física deverá chegar ao fim. Afinal, o avanço da tecnologia já eliminou muito papel e a tendência é que o nosso real físico seja mais um. Mas, de novo, isso será de forma gradual.
O DINHEIRO FÍSICO VAI ACABAR?
Bom, se não bastasse a chegada da Drex, um outro fato que corrobora para o fim do real é o Projeto de Lei 4068/20, que determina a extinção do papel-moeda no País. Em tramitação na Câmara dos Deputados, o texto diz que todas as transações financeiras ocorrerão apenas em meio digital. Será permitida a posse de cédulas para fins de registro histórico. A informação é do site Portal da Câmara dos Deputados.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Não existe”: Banco Central confirma 3 proibições para correntistas com cartão de crédito e PIX hoje (23)
● Decisão do Banco Central confirma o que acontecerá com quem tem R$1000 na poupança Bradesco hoje (23)
● “Não terá mais”: Banco Central emite comunicado com FIM de serviço vital do Bradesco e Itaú
Autor(a):
Larisse Oliveira
Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]