Atenção

Prepare-se: Banco Central acaba de confirmar MUDANÇAS no PIX e brasileiros precisam estar cientes

03/05/2023 às 11h49

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
Banco Central faz mudança no Pix (Reprodução: Montagem TV Foco)

Banco Central confirma mudanças no PIX e você precisa saber

O Pix é um dos principais métodos de pagamentos da atualidade, deixando os antigos, como o DOC e até os cartões para trás, e o Banco Central acabou de confirmar uma mudança e todos os brasileiros precisam estar cientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Todas as alterações são para aumentar os níveis de segurança das transações e foi anunciado na última terça-feira (02), para que as novas medidas ajudem a combater fraudes, utilizando apenas o sistema.

Nos últimos anos, com o aumento de usuários do Pix, alguns bandidos também descobriram maneiras de realizar golpes, fazendo com que os consumidores perdessem seu dinheiro e é isso que o Banco Central está querendo evitar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A primeira mudança, que vai começar a valer a partir do dia 5 de novembro, é a notificação de infração, onde todos os usuários receberão uma etiquetagem de movimentação suspeita, quando a instituição financeira desconfiar da transação.

Notícia sobre o Pix choca os brasileiros (Reprodução: Internet)

A partir de novembro, o Pix terá mais segurança aos seus usuários (Reprodução: Internet)

Dentre essas etiquetas estão os golpes, estelionato, invasão da conta, coação. Além disso, também será notificado aqueles que utilizarem documentação falsa na criação do Pix ou que usam o método para ações fraudulentas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, o Banco Central vai disponibilizar dados mais detalhados dos usuários para os bancos, que passarão a monitorar de maneira mais rígida todas as transações realizadas, com essas informações ficando disponíveis por 5 anos.

“O resultado dessas mudanças é uma maior eficácia no combate à fraude, uma vez que as instituições passarão a ter melhores subsídios para aprimorar os próprios modelos de prevenção e detecção de fraude”, contou Breno Lobo, consultor do Pix.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco Central confirma benefício EXCELENTE aos brasileiros e que poucos fazem ideia que têm direito - Foto Reprodução Internet

Banco Central está prezando pela segurança do método de transação mais utilizado hoje em dia – Foto Reprodução Internet

Quando o Pix foi criado?

O Pix foi criado em 2020, pelo próprio Banco Central do Brasil, e foi lançado no dia 5 de outubro.

Banco Central
pix
segurança

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.