Comunicado urgente do Banco Central promove novo sistema que acabará em breve com um serviço muito popular entre os bancos brasileiros
A instituição do Banco Central (BC) anunciou recentemente o encerramento de um serviço muito popular entre os brasileiros que possuem contas no Bradesco ou Itaú.
Acontece que segundo o portal Exame, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou que o Open Finance vai acabar com os aplicativos de bancos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, esse novo sistema de compartilhamento de informações financeiras oferecerá mais praticidade aos usuários.
Desse modo, o presidente defende que com a chegada do novo sistema, deve acabar com a necessidade de os usuários terem aplicativos de diferentes bancos brasileiros.
“Em até um ano e meio, dois anos, não terá mais app de Bradesco, Itaú. Será um app agregador que, pelo Open Finance, vai dar acesso a todas as contas”, disse Roberto em novembro de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo ele, a aceitação dos brasileiros ao Open Finance foi rápida, com cerca de 50 milhões de pessoas aderindo ao sistema mesmo antes de ter acesso aos benefícios da inovação.
“Open Finance gera portabilidade e comparabilidade em tempo real. O nosso é o mais amplo e programável do mundo”, enfatizou.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Decisão do Banco Central confirma o que acontecerá com quem tem R$1000 na poupança Bradesco hoje (23)
● Canetada do Banco Central: Nova lei do PIX chega com +1 ordem ao Itaú, BB e +, atingindo os clientes em 2025
● Adeus, dinheiro e cartão de crédito: Comunicado do Banco Central traz substituto para 2 gigantes no Brasil
Contudo, a ideia do BC é expandir o Open Finance para mais produtos, eventualmente, seguros, que no Brasil têm bastante espaço para crescer, conforme Campos Neto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como o Open Finance funciona?
Open Finance, ou Sistema Financeiro Aberto, é uma iniciativa do Banco Central do Brasil que permite o compartilhamento de dados financeiros entre instituições de forma digital e segura.
Ele tem como objetivos: Incentivar a inovação; Promover a concorrência; Melhorar a oferta de produtos e serviços financeiros; Criar um ambiente de negócios mais inclusivo e seguro.
Além disso, o sistema permite que o usuário:
- Decida quando, com quem e para quais finalidades deseja compartilhar seus dados
- Tenha mais controle sobre suas finanças
- Tenha acesso a produtos e serviços mais adequados para o seu perfil e necessidades
- Tenha transações financeiras mais ágeis
Contudo, confira as demais informações e novidades sobre os projetos do Banco Central, aqui com a TV Foco!
Conclusões finais
Em síntese, o Banco Central avança com uma revolução digital no setor financeiro ao implementar o Open Finance, promovendo maior praticidade e integração para os usuários.
A promessa de substituir os aplicativos tradicionais por uma plataforma única e agregadora transforma a experiência bancária no Brasil.
Desse modo, com a adesão expressiva de 50 milhões de pessoas e a perspectiva de expansão para novos produtos, o Open Finance consolida o país como líder em inovação financeira.
Contudo, essa mudança representa um marco na modernização dos serviços bancários e na inclusão digital, com impactos significativos para o futuro do mercado financeiro.