Tudo sobre o comunicado do Banco Central sobre pesadelo no PIX em rival do Nubank
Na última terça-feira (26), o Banco Central do Brasil fez um comunicando confirmando um verdadeiro pesadelo no PIX em rival do Nubank. Assim, acabou gerando uma tensão no final de 2024.
De acordo com informações do g1, portal de notícias da Globo, o Banco Central identificou o vazamento de dados pessoais de clientes da Cronos. A empresa, em suma, se trata de uma Instituição de Pagamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em síntese, esse é o décimo sétimo vazamento de dados do PIX, sistema instantâneo de pagamentos, que opera 24 horas por dia.
COMUNICADO DO BANCO CENTRAL
Em resumo, o Banco Central enfatiza que a falha de segurança afetou dados cadastrais vinculados a 1.378 chaves Pix. As falhas envolvem nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência e número da conta.
“Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, disse o BC.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Banco Central, as pessoas que acabaram tendo seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas.
“Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, acrescentou a instituição.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Comunicado do Banco Central confirma debandada de R$6B na poupança e traz notícia nada boa a brasileiros
● Banco Central ciente: Bancos cravam FIM de 2 serviços de pagamento em 2024, após 40 anos
● “Vão sair de circulação”: Jornal da Globo traz decisão do Banco Central e fim de uma era no Real após 30 anos
O que disse a Cronos sobre o assunto?
Assim, para quem não sabe, a Cronos se trata de uma Instituição de Pagamentos. Dessa forma, acabou informando ter constatado que as consultas de Chaves Pix foram realizadas exclusivamente por um único correntista “no intervalo de alguns dias, em razão de falha pontual de monitoramento”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O referido correntista acabou sendo notificado e teve a sua conta encerrada. Assim, em razão dos protocolos de segurança mantidos pela empresa, esse cliente não teve acesso a senhas, dados de movimentações financeiras ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário”, acrescentou.
A instituição financeira informou, ainda, que prezando sempre pela segurança de nossos clientes e parceiros, já implementou melhorias nos seus processos de monitoramento e restrições nas consultas. “Ademais, os respectivos titulares envolvidos já estão sendo comunicados sobre o ocorrido”, declarou.
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DE TUDO A RESPEITO DAS NOTÍCIAS DO BANCO CENTRAL.