Novas regras do Banco Central impactam diretamente ao povo brasileiro
O Banco Central do Brasil é uma autarquia federal autônoma, o que significa que ele tem autonomia perante a outros órgãos do poder público. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre 3 terrores da autarquia que pegaram todo mundo completamente de surpresa, envolvendo o CPF.
1 – Aposentadoria barrada
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme o portal JC, para solicitação de qualquer benefício do INSS, é necessário que o documento de Cadastro de Pessoas Físicas esteja regularizado.
Pois, para que os benefícios solicitados sejam concebidos, o Instituo Nacional do Seguro Social utiliza o CPF para verificação de sua situação cadastral, além de também usá-lo como identificação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Potanto, é importante resolver todas as pendências com a Receita Federal, afim da regularização do CPF antes de solicitar a aposentadoria. Recomenda-se buscar informações atualizadas junto à Receita Federal e ao INSS para compreender completamente as regras e procedimentos relacionados ao requerimento dos benefícios.
2 – Poupança cancelada
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus, dinheiro e cartão de crédito: Comunicado do Banco Central traz substituto para 2 gigantes no Brasil
● Decisão do Banco Central traz notícia nada boa da poupança e 2 substitutos salvam dinheiro dos brasileiros
● Fim do real? Nova moeda confirmada pelo Banco Central em 2025 e brasileiros avisados hoje (21)
Ainda, os bloqueios de contas bancarias ou até mesmo poupança poderá torna-se um grande problema em sua vida. Segundo o portal oficial da Caixa, foi determinado pelo Banco Central, que sempre que houve qualquer anormalidade na conta bancária, deve haver de forma imediata o bloqueio da mesma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Logo, caso algum vinculado a instituição financeira apresente anomalias com a Receita Federal, a conta é encerrada pelo Banco.
Em relação a Caixa Econômica, após o CPF apresentar conformidade com as regras apresentadas pela regularização do documento, em caso do assegurado possuir um benefício, uma nova poupança deverá ser aberta para a efetuação do pagamento. Mas, lembrado que isso só acontecerá assim que o documento estiver normalizado.
Porém, em situação que a conta tenha sido encerrada e o CPF já esteja regular na Receita Federal, você poderá também solicitar a abertura de uma poupança digital, como o Caixa Tem.
3 – Tirar novos documentos
Ainda, com o CPF irregular, outras situações também podem ser impedidas para o cidadão. Confira logo abaixo:
- Tirar novos documentos (como CNH e passaporte);
- Se inscrever em concursos públicos;
- Conseguir oportunidades de emprego;
- Pedir novas linhas de crédito (como empréstimo e financiamento), entre outros.
CPF irregular bloqueia o Bolsa Família?
Além da inatividade nos bascos, o CPF desatualizado também pode corromper o Bolsa Família. Segundo o G1, desde janeiro deste ano, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social tem bloqueado o pagamento do Bolsa Família para usuários que estão com a documentação atrasada no Cadastro Único (CadÚnico). O objetivo é impossibilitar que o benefício seja pago para pessoas que não cumpram os requisitos estabelecidos.