Para o terror de todos os brasileiros que usam pix, o Banco Central cravou a verdade sobre taxação e todos precisam de atenção a comunicado
O Banco Central do Brasil (BCB) fez um comunicado a respeito do tópico taxa de transação do PIX. Ele chegou para ser uma nova opção de pagamento e hoje é um sucesso em todo o país. Milhares de pessoas pararam de usar dinheiro e agora só fazem transações via pix.
Até mesmo comerciantes aderiram ao modelo de pagamento e milhares de pessoas deixaram seus cartões em casa. Mas, hoje nós temos um alerta divulgado pelo Banco Central que vai interessar as pessoas que usam pix para tudo quanto é transação. Há taxas se você realizar algumas ações. Abaixo listamos elas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao fazer um Pix: o utilizar canais presenciais ou por telefone, mesmo com outros disponíveis;
Ao receber um Pix: estiver recebendo dinheiro com fins comerciais; ultrapassar 30 Pix por mês; receber com QR Code dinâmico ou QR Code de um pagador pessoa jurídica.
E é bom ressaltar que os microempreendedores individuais (MEIs) e empresários individuais têm as mesmas regras de pessoas físicas. Então, por via de regra, se você não ultrapassar o limite estipulado de transações, não precisa se preocupar com taxas. Mas, caso ultrapasse, saiba que você pode estar sujeito a ter que arcar com uma taxa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que desde que o pix surgiu, muitas pessoas pararam de usar o dinheiro físico. Foi cravo até que esse modelo de pagamento marcaria o fim do clássico dinheiro que conhecemos. Mas, como em estamos acompanhando, os dois coexistem tranquilamente. Muitas pessoas ainda gostam das boas e clássicas cédulas de dinheiro.
O PIX EXISTE EM OUTROS PAÍSES?
Bom, essa informação pode te surpreender, mas, a resposta é não, tendo em vista que é um sistema criado no Brasil e por enquanto exclusivo. Hoje o Brasil ocupa a segunda posição de país com mais pagamentos instantâneos. O primeiro lugar pertence à Índia, que tem a maior população do mundo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus, dinheiro e cartão de crédito: Comunicado do Banco Central traz substituto para 2 gigantes no Brasil
● Decisão do Banco Central traz notícia nada boa da poupança e 2 substitutos salvam dinheiro dos brasileiros
● Fim do real? Nova moeda confirmada pelo Banco Central em 2025 e brasileiros avisados hoje (21)
Vale destacar que outros países têm tecnologias semelhantes como Faster Payments no Reino Unido, o Fednow nos Estados Unidos e o New Payments Platform na Austrália. De modo geral, o PIX é do Brasil e hoje uma das ferramentas mais populares. Afinal, quem não quer receber um PIX surpresa? O importante é que o brasileiro quer praticidade e esse modelo de pagamento oferece tudo isso. Se o dinheiro chegará ao fim por conta dele, só o tempo dirá.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE