Banco Central anuncia nova modalidade de pagamento muito inovadora que chegará em 2025 como substituto para os cartões de crédito
A chegada de novos formatos de pagamento tem colocado o cartão de crédito em risco. Inclusive, o presidente do Banco Central já anunciou o método que substituirá os cartões físicos.
Portanto, segundo o FDR, o pagamento instantâneo, PIX, poderá realizar a função de crédito e provavelmente substituirá os cartões de crédito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, essa novidade está restrita para algumas instituições bancárias que disponibilizam a vantagem para os seus clientes.
De acordo com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a expectativa é de que a novidade fique disponível a partir do fim de 2025.
Com a mudança, segundo o presidente do Banco Central, não será mais preciso o uso do cartão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Não precisaria mais ter o cartão, você poderia fazer a função cartão de crédito direto com o banco”, afirmou em entrevista para o Jornal Folha de S. Paulo.
Vale ressaltar que os cartões de crédito não serão descontinuados, porém, com a chegada de novas funções práticas, o modelo físico poderá cair em desuso por grande parte dos consumidores.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Decisão do Banco Central confirma o que acontecerá com quem tem R$1000 na poupança Bradesco hoje (23)
● “Não terá mais”: Banco Central emite comunicado com FIM de serviço vital do Bradesco e Itaú
● Canetada do Banco Central: Nova lei do PIX chega com +1 ordem ao Itaú, BB e +, atingindo os clientes em 2025
Como funcionará o PIX no crédito?
Segundo o portal FDR, a nova modalidade permitirá que o cliente tenha um limite de crédito estabelecido já dentro do próprio PIX.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, ele não precisará solicitar crédito via cartão para ter o recurso disponível.
O valor poderá ser usado para pagamentos via PIX, garantindo maior praticidade tanto para o consumidor quanto para o lojista.
Atualmente, já é possível realizar esse tipo de pagamento de forma parcelada, diminuindo assim os custos a curto prazo para o comprador.
Entretanto, a nova função de crédito no PIX ainda está sendo desenvolvida pelo Banco Central. Por isso, será preciso aguardar até 2025 para ter acesso à ferramenta.
Contudo, acompanhe as novidades sobre o Banco Central aqui, com o TV Foco!
Conclusões finais
Portanto, a implementação do PIX com função de crédito representa uma revolução no sistema de pagamentos, prometendo mais praticidade e eficiência para consumidores e lojistas.
Com a previsão de lançamento para o final de 2025, o método permitirá transações diretas sem a necessidade de cartões físicos, integrando o limite de crédito ao próprio PIX.
Embora os cartões de crédito não sejam eliminados, é provável que percam espaço diante dessa inovação.